Com mais de 100 mil seguidores em suas redes sociais e no YouTube, quatro influenciadores digitais foram eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A expressão digital influencer, em inglês, é recente e se refere a uma personalidade que conta com uma presença significativa nas mídias digitais, com a criação de conteúdo e influência de um grande número de pessoas.
Embora ainda não haja uma regulamentação, a profissão de influenciador digital já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, que a inseriu no rol da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), em 2022. Segundo a descrição da profissão, o influenciador digital desempenha atividades de relacionamento com seu público ou seguidores, com a produção de conteúdo digital e gerenciamento de marketing de influência.
Da esquerda para a direita, os vereadores eleitos Da Costa do Perdeu Piá, Guilherme Kilter, João Bettega e Olimpio – Mundo Polarizado (Fotos: Divulgação / Arte: Diogo Fukushima/CMC).
O vereador eleito com número mais expressivo nas mídias digitais é o empresário Olímpio de Araújo Junior, que acumula mais de 1 milhão de inscritos no seu canal Mundo Polarizado, no YouTube, onde aborda temas como política, geopolítica, negócios e economia. Além disso, 354 mil pessoas o acompanham no Facebook e 190 mil no Instagram.
Com 7.732 votos, Olimpio – Mundo Polarizado é graduado em Geografia pela UEPG e foi eleito pela primeira vez vereador de Curitiba, pelo PL. Na sua campanha eleitoral, destacou que seu mandato terá como pautas a defesa da educação de qualidade, valores conservadores, combate à ideologia de gênero, redução de impostos e taxas e a defesa da propriedade privada.
Na sequência, o parlamentar com mais seguidores é o influenciador digital Da Costa do Perdeu Piá, com 820 mil inscritos no canal do YouTube Perdeu Piá, além dos 138 mil seguidores no Facebook. Gustavo Silveira da Costa foi eleito pelo partido União com 15.014 votos, é ex-policial militar e, em sua campanha, tratou de temas como trânsito e segurança pública. Ficou conhecido quando ainda era policial militar ao publicar vídeos sobre suas abordagens, tendo anunciado sua saída da corporação em 2021.
Com 645 mil inscritos no YouTube, o criador de conteúdo político João Bettega é outro destaque no mundo virtual, contando também com 478 mil seguidores no Instagram. Membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e filiado ao partido União, foi eleito na sua segunda tentativa de ingressar no Legislativo, com 12.346 votos. Em sua campanha para as Eleições 2024, suas principais bandeiras foram acessibilidade, segurança pública e o incentivo à tecnologia e à fiscalização.
Alguns dos projetos divulgados no seu Instagram para o seu mandato no Legislativo são o “Pacote Anti-Noia”, no qual ele defende o fim da mesa solidária e a internação compulsória de usuários de droga e pessoas com problemas mentais; a educação e o combate à esquerda, com a proibição da ideologia de gênero nas escolas; e a proposta de um alvará mais rápido e simples em Curitiba.
Já Guilherme Kilter tem forte presença nas redes sociais Instagram e TikTok, onde conta com 222 mil e 138 mil seguidores, respectivamente. Eleito para o primeiro mandato pelo partido Novo com 16.664 votos, será o vereador mais jovem da próxima legislatura, com 22 anos de idade. Kilter é líder do RenovaBR e presidente da Juventude do Partido Novo no Paraná.
Sua campanha contou com o apoio de membros da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), onde também é líder de jovens e universitários da comunidade cristã há vários anos. As pautas destacadas por Kilter durante a corrida eleitoral incluem a defesa de uma educação sem doutrinação, a liberdade para empreender e a segurança pública.
Com menos de 100 mil seguidores, outros vereadores eleitos apresentam números significativos no mundo virtual. Com 74,3 mil seguidores no Instagram, o vereador mais votado neste pleito, Jasson Goulart, fica atrás da vereadora reeleita Amália Tortato (Novo), que conta com 88,6 mil no TikTok e 59,3 mil no YouTube. Já Bruno Secco, eleito para seu primeiro mandato, possui 84 mil no Facebook.
A forte presença digital de personalidades políticas foi um dos temas abordados durante a transmissão ao vivo, realizada pela Diretoria de Comunicação da Câmara de Curitiba, no dia das eleições (6). Uma das convidadas, a jornalista e pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Karine Vieira, lembrou que as campanhas políticas vêm migrando para as redes sociais, que é onde está o debate público atualmente. “As redes sociais, a gente percebe que elas são, sim, o grande canal de comunicação do vereador, que é o político mais próximo da população”, pontuou a pesquisadora.
CADERNOS ESPECIAIS
Cod. 07
ATENÇÃO
O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.
Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.
Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.
Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.
GIF ANIMADA
Cod. 01
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio,
Local de exibição: barra lateral direita da home page
OFERECIMENTO EM VÍDEO.
Cod. 06
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980 16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos.
O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.
Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.
BANNER BARRA
HORIZONTAL
Cod. 03
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
BANNER LETTER
HORIZONTAL
Cod. 05
Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.
SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS 41 999-555-006
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.
Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.
BANNER LATERAL
QUADRADO
Cod. 05
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
Cod. 04
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page