Prefeitura e Câmara recebem Sanepar e cobram providências imediatas sobre a falta de água

Secretários municipais e representantes da Câmara Municipal de Ponta Grossa receberam os diretores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para buscar explicações sobre os problemas recorrentes no abastecimento de água no Município. A reunião realizada nesta segunda-feira (17) faz parte de uma série de ações da administração municipal para intensificar as cobranças à Sanepar devido ao descumprimento de prazos e à falta de transparência na comunicação com a população. Ainda no período da manhã, a prefeitura havia convocado a reunião em função da falta de água registrada no domingo (16) e na segunda.

Durante a reunião, a companhia informou que o desabastecimento iniciado neste final de semana ocorreu por conta de problemas na obra de captação da empresa no Rio Pitangui, informação que deve ser detalhada em uma nota técnica da empresa até o fim da noite. A partir disso, a Prefeitura reforçou a necessidade de providências imediatas para retomar o abastecimento em todas as regiões de Ponta Grossa.

“É fundamental que a Sanepar tome medidas imediatas para a resolução dos problemas enfrentados pela população, prezando pela transparência nas suas ações. Os diretores presentes se comprometeram a prestar todas as informações técnicas necessárias e restabelecer o abastecimento na cidade”, explica Gustavo da Matta, Procurador-Geral do Município.

Também presente na reunião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Küller, reforça a importância da fiscalização sobre o assunto. “Tivemos uma reunião séria, onde cobramos respostas e soluções para os problemas que a população enfrenta. Não estamos aqui para briga, estamos aqui para resolver, sempre exigindo respeito aos ponta-grossenses”, ressalta. “A empresa também se comprometeu, ao longo da madrugada, em priorizar o abastecimento de escolas, CMEIs e postos de saúde, o que resolve uma pequena parte do problema”, aponta o vereador Guilherme Mazer, presidente da CPI da Sanepar na Câmara.

Reunião com repesentantes da Sanepar – Foto Divulgação

Explicações
Em paralelo a reunião desta segunda, a Prefeitura já havia enviado, no início do dia, ofícios à Sanepar e à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) exigindo informações antecipadas sobre os desabastecimentos e explicações sobre divulgação incorreta de bairros afetados e o não cumprimento do contrato de concessão.

Nos ofícios, a Prefeitura questiona que a companhia não tem informado com a antecedência mínima exigida de cinco dias à população sobre os cortes no abastecimento. Além disso, muitos bairros que ficam sem água sequer aparecem na listagem divulgada no site da empresa.

Algumas das medidas adotadas pela Prefeitura:

* Convocação da diretoria da Sanepar para explicação presencial sobre os últimos episódios de falta de água no domingo e nesta segunda-feira.

* Notificação oficial à AGEPAR, destacando o descumprimento do contrato e exigindo que a agência reguladora intervenha.

* Cobrança direta à SANEPAR, exigindo explicações urgentes sobre a falta de comunicação e divergências na divulgação dos bairros afetados.

* Prazo improrrogável de 24 horas para que a SANEPAR se manifeste e justifique os problemas apontados.

* Possível aplicação de multa de 10% do faturamento bruto mensal da SANEPAR caso o descumprimento persista, conforme previsto na Lei Municipal nº 8.427/2006.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

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