Os brasileiros estão cansados de receberem ligações de telemarketing.
“Não consigo mais atender ao celular por causa das ligações de telemarketing”, declara o editor Nelson Mascaro.
“O número do celular da empresa está disponível no site da empresa, o que facilita a captação do número pelas empresas de telemarketing. Por isso a empresa optou por só atender a números cadastrados e a orientação é que o cliente entre em contato pelo whatsapp,” continuou Nelson.
Embora a Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997) proíba o uso inadequado das redes, o telemarketing é um exemplo clássico de desvio de finalidade.
De acordo com um documento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entregue ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust), os brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing indesejado por mês. Segundo os critérios da agência, o telemarketing é definido como abusivo quando a empresa faz 100 mil chamadas por dia com auxílio de robôs que são interrompidas se não há uma resposta automática de quem recebe as recebe. Segundo a Anatel, elas demoram em torno de seis segundos, em média.
Quando o Cdust solicitou o endurecimento das medidas para a Anatel, a resposta foi de que a estimativa estava errada, já que a análise considerou como importunação todas as chamadas de telemarketing, não apenas o critério da agência, que estipula um mínimo de 100 mil ligações diárias. Além disso, na definição da agência, cobranças não são configuradas como telemarketing abusivo, apenas chamadas oferecendo produtos ou serviços.
As operadoras de celular Claro, Tim e Vivo são as que mais enviam ligações inoportunas para seus clientes. Em dezembro do ano passado, o Procon do Estado de Minas Gerais multou a Tim em 2,3 milhões de reais por violar o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, uma lista em que os mineiros podem se inscrever para deixarem de receber chamadas indesejadas. Em abril de 2023, a Vivo também foi multada em 2,3 milhões de reais pela Justiça de São Paulo por desrespeitar a lista do Não me Perturbe. Em ambos os casos, as empresas estão recorrendo contra as punições.
A Anatel afirma já ter aplicado um total de 32.020.961 reais em multas por telemarketing abusivo em 24 processos administrativos, além de ter bloqueado 1.014 usuários de serviços de telecomunicação pelo mesmo motivo. Desse total, 223 empresas submeteram pedidos para firmar termo de compromisso com a agência, com 170 deferidos e 53 indeferidos por não atenderem às condições requeridas. Ações práticas para combater o problema também estão em vigor, como o prefixo 0303 e o Não me Perturbe, a fim de bloquear operações de telemarketing de algumas das empresas participantes da lista.
Mas o fato é que todas as ações do governo foram dribladas pelas operadoras e que as multas estão sempre sendo recorridas e seu pagamento, quando e se ocorrerem, só serão feitos depois de um grande faturamento com o serviço de telemarketing.
Então o negócio ainda compensa para as operadoras de telefonia e certamente para as operadoras de telemarketing.
Países como Alemanha, Peru e Espanha já implementaram normas e leis contra o telemarketing abusivo, exigindo autorização direta do titular dos dados – ou seja, o consumidor – para que ele possa receber ligações de marketing ou pesquisa de mercado. O Idec defende que uma lei brasileira poderia ir além, como explica Marina Fernandes.
“Eu acredito que um projeto de lei que trate do ‘opt-in’, ou seja, que dê ao consumidor a escolha de receber ou não as ligações, seria muito positivo. Isso porque os consumidores já entendem e se incomodam com o telemarketing. Embora haja dificuldades para construir esse tipo de projeto, o Idec tem trabalhado para desenvolver propostas relacionadas ao consentimento do titular de dados, o que seria muito benéfico para a sociedade e para os consumidores, além de proibir ligações automatizadas.”
Em decisão sobre o tema, o então Ministro Marco Aurélio, do STF, comentou: “Pobre consumidor, que nesse caso não pode sequer dizer desaforos ao telefone, pois claramente do outro lado está um robô.” (2)
Conforme cautelar da Anatel, que vigora desde o ano passado, as operadoras podem fazer no máximo 100 mil chamadas por dia por acesso, o que é muito, e as chamadas curtas passam a ser cobradas também. A Anatel também está implementando um sistema de identificação da origem da chamada, mas isso não vai impedir o aborrecimento de ser bombardeado por chamadas diárias, ou seja, não combate a raiz do problema.
Vamos torcer para que o Congresso avance em uma legislação que devolva ao consumidor brasileiro a paz tão desejada no uso dos serviços de telecomunicações.
CADERNOS ESPECIAIS
Cod. 07
ATENÇÃO
O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.
Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.
Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.
Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.
GIF ANIMADA
Cod. 01
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio,
Local de exibição: barra lateral direita da home page
OFERECIMENTO EM VÍDEO.
Cod. 06
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980 16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos.
O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.
Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.
BANNER BARRA
HORIZONTAL
Cod. 03
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
BANNER LETTER
HORIZONTAL
Cod. 05
Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.
SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS 41 999-555-006
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.
Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.
BANNER LATERAL
QUADRADO
Cod. 05
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
Cod. 04
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page