Curitiba tem investido em ações para tornar o Natal Luz dos Pinhais um atrativo para manter o curitibano na cidade e atrair visitantes no final de ano.
Entre 20 de dezembro e 3 de janeiro, Curitiba, em passado recente, sentia uma grande diminuição na sua população que dava preferência a passar as datas comemorativas no litoral paranaense e catarinense, em sua grande maioria.
Isto também tornava a cidade menos atrativa para o turismo de final de ano.
Com os investimentos realizados nos últimos anos, para tornar o Natal de Curitiba um espetáculo maior que apenas a apresentação tradicional no Palácio Avenida, o resultado começa a aparecer.
Os números divulgados pela Prefeitura de Curitiba dão conta de que o Natal do último ano atraiu 2.284.758 espectadores, um recorde na história da programação.
O crescimento expressivo em relação aos anos anteriores mostra a força do evento: em 2019, primeiro ano em que a pesquisa foi realizada, foram 746.040 espectadores, número que subiu para 979.858, em 2022, e mais do que dobrou em 2024.
O impacto econômico também foi significativo. A cidade recebeu 292.789 turistas e excursionistas que, ao longo da programação natalina, injetaram R$ 399,9 milhões na economia local, englobando gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras.
O montante representa um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores, quando o impacto ficou na casa dos R$ 72 milhões, em 2019.
A pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) apontou que 87,2% das pessoas que acompanharam as atrações eram moradores de Curitiba e região metropolitana e que 12,8% eram turistas.
Entre os visitantes, a maior parte veio da Região Sudeste, com destaque para São Paulo (31,6%), Minas Gerais (14,5%) e Rio de Janeiro (7,7%).
O meio de transporte mais utilizado foi o avião (48,7%), seguido do automóvel (30,8%) e ônibus de excursão (12%).
A permanência média dos turistas na cidade foi de 4,1 pernoites, com 43,6% optando por ficar na casa de parentes e amigos, enquanto 39,1% se hospedaram em hotéis. 84% dos visitantes consideraram que as atrações natalinas enriqueceram sua experiência turística em Curitiba.
O público feminino predominou no evento (66%) e a faixa etária mais representativa foi entre 25 e 34 anos (30%). 44,2% dos espectadores possuíam ensino superior completo e/ou pós-graduação.
A programação contou com mais de 180 atrações distribuídas em diversos espaços da cidade, incluindo espetáculos, feiras, oficinas e decoração especial. A qualidade do evento foi bem avaliada pelo público, com média geral superior a 4,7 em todos os quesitos analisados, considerando 5 como nota máxima.
Aspectos como local, horário, cenário e decoração foram avaliados. No total, 97% dos espectadores relataram satisfação com as atrações, sendo que 31% afirmaram que o evento superou suas expectativas.
Para o presidente do IMT, José Luiz Velloso, o sucesso do Natal de Curitiba reflete um trabalho contínuo de aprimoramento e expansão do evento.
“O crescimento do público e o impacto econômico mostram que o Natal de Curitiba se consolidou como um grande atrativo turístico. Para 2025 já estamos trabalhando para oferecer experiências inesquecíveis, valorizando a cultura e a tradição da nossa cidade”, afirmou.
CADERNOS ESPECIAIS
Cod. 07
ATENÇÃO
O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.
Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.
Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.
Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.
GIF ANIMADA
Cod. 01
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio,
Local de exibição: barra lateral direita da home page
OFERECIMENTO EM VÍDEO.
Cod. 06
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980 16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos.
O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.
Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.
BANNER BARRA
HORIZONTAL
Cod. 03
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
BANNER LETTER
HORIZONTAL
Cod. 05
Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.
SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS 41 999-555-006
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.
Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.
BANNER LATERAL
QUADRADO
Cod. 05
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
Cod. 04
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page