O Tribunal Superior Eleitoral e de modo geral, todo o governo brasileiro tem se preocupado com o uso de inteligência artificial nas redes sociais, relacionando esta ferramenta com a produção de conteúdo que poderia desequilibrar o processo eleitoral, direcionando a vontade do eleitor, através da alteração de conteúdo ou produção de conteúdo falso.
A preocupação é legítima, pois as ferramentas de I.A. tem o poder de colocar nas mãos de qualquer pessoa a possibilidade de produzir conteúdo altamente profissional, verdadeiro ou não.
Conteúdos criados por IA para redes sociais serão identificados.
Devido a isso, diversos dispositivos legais estão sendo criados para inibir, identificar e punir o uso desta tecnologia na produção de diversos conteúdos, especialmente relacionados ao processo eleitoral.
De uma forma genérica estes dispositivos legais e a criação de uma narrativa de que as redes sociais são perniciosas ao processo democrático, o Brasil tem criado tantas leis que acabaram como censura prévia nas redes sociais quanto a produção de conteúdo que pode também expressar de forma legítima a vontade e o pensamento do eleitor.
Para cessar este temos a Meta, a gigante tecnológica americana, matriz do Facebook, Instagram e Threads acaba de anunciar um controle interno para a identificação de conteúdo produzido por inteligência artificial (IA).
A Meta identificará, a partir de maio, áudios, imagens e vídeos gerados por inteligência artificial (IA) em suas redes sociais.
“Prevemos começar a marcar o conteúdo gerado por IA em maio de 2024”, indicou em seu blog Monika Bickert, vice-presidente de conteúdo da Meta, acrescentando que a menção “Made with AI”, já usada em imagens fotorrealistas, seria aplicada a “um maior número de conteúdos de vídeo, áudio e de imagens”.
Estes conteúdos serão marcados se a plataforma detectar “indicadores de imagem de IA conforme as normas da indústria” ou se “as pessoas indicarem que estão carregando conteúdos gerados por IA”, destacou.
De forma geral, o grupo californiano anuncia que modificará sua forma de tratar os conteúdos criados com IA, depois de consultar seu conselho de supervisão, que considera “a transparência e um maior contexto como a melhor forma de tratar os conteúdos manipulados”.
Com isso, evita-se “o risco de restringir sem necessidade a liberdade de expressão”. Em vez de eliminá-los, como era feito até agora, serão acrescentados “etiquetas e contexto” a estes conteúdos.
No entanto, advertiu a Meta, qualquer conteúdo, seja criado por um humano ou por IA, que viole as regras “contra a interferência nos processos eleitorais, a intimidação, o assédio, a violência (…) ou qualquer outra política em nossas normas comunitárias” será retirado.
A Meta reafirmou que confia em sua rede de “aproximadamente 100 verificadores de dados independentes” para detectar conteúdos gerados por IA “falsos ou enganosos”.
A empresa matriz do Facebook anunciou em fevereiro seu desejo de etiquetar todas as imagens geradas por IA para lutar contra a desinformação.
Outros gigantes como Microsoft, Google e OpenAI têm assumido compromissos similares.
O temor é de que as pessoas utilizem estas ferramentas para semear o caos político, especialmente através da desinformação ou informação errada. Há várias eleições importantes este ano, especialmente nos Estados Unidos. Mas é claro que o mais interessante é o impacto disto nas eleições municipais de 2024, no Brasil.
Para além das datas eleitorais, o desenvolvimento de programas de IA generativa leva a produção de um fluxo de conteúdo degradante, segundo muitos especialistas e reguladores, como as falsas imagens (“deepfakes”) pornográficas de mulheres famosas, um fenômeno que também afeta pessoas anônimas.
CADERNOS ESPECIAIS
Cod. 07
ATENÇÃO
O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.
Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.
Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.
Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.
GIF ANIMADA
Cod. 01
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio,
Local de exibição: barra lateral direita da home page
OFERECIMENTO EM VÍDEO.
Cod. 06
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980 16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos.
O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.
Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.
BANNER BARRA
HORIZONTAL
Cod. 03
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
BANNER LETTER
HORIZONTAL
Cod. 05
Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.
SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS 41 999-555-006
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.
Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.
BANNER LATERAL
QUADRADO
Cod. 05
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
Cod. 04
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page