Curitiba completa 331 anos neste 29 de março. Capital paranaense que é referência mundial em meio ambiente, em desenvolvimento sustentável. Título de cidade inteligente reconhecido internacionalmente. Inovadora em transporte público. Vale do pinhão, hub de desenvolvimento tecnológico. Ostenta um dos shoppings mais luxuosos do sul do Brasil. Tem qualidade de moradia e atendimento de saúde.
Mas também é uma cidade que apresenta contrastes sociais. Há moradores de rua. Desemprego. Dificuldades em moradia com aluguéis altíssimos. Enfrenta todos os problemas de segurança de uma grande cidade. Vamos olhar melhor para esta Curitiba que não está nos cartões postais.
Curitiba completa 331 anos com inovações e desafios.
Para atender sua população mais vulnerável, Curitiba oferece uma Rede de Proteção Social. O trabalho é intenso e vai desde o Mesa Solidária, que já distribuiu mais de 1,3 milhão de refeições gratuitas, até o acolhimento de quem está em desabrigo ou sofre com uma situação de violação de direitos.
“Desenvolvemos uma política pública que busca resgatar os cidadãos. Para isso ampliamos e modernizamos estruturas e serviços para garantir uma acolhida mais digna e a cidadania de quem mais precisa”, diz o prefeito Rafael Greca.
Trabalho intersetorial
O trabalho de proteção em Curitiba envolve várias áreas, como a de segurança alimentar e nutricional e defesa social e saúde, mas é na assistência social que está a maioria das ações e serviços.
Criada pela primeira-dama Margarita Sansone, há quase 31 anos, ainda na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS) é gestora das políticas da assistência social e do trabalho e emprego na capital. A instituição conta atualmente com 135 unidades que ofertam serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e do trabalho e emprego para a população.
O trabalho vai desde a prevenção de situações de vulnerabilidade e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, ofertado nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), até os voltados para as pessoas que já tiveram direitos violados, nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) ou nos três Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop).
População de rua
Como todas as grandes cidades do mundo, Curitiba enfrenta o aumento do número de pessoas em situação de rua e para garantir direitos dessa população, ampliou sua rede de atendimento e a oferta de serviços.
A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, explica que equipes percorrem as ruas de Curitiba 24 horas por dia para ofertar serviços ou atender as pessoas em situação de rua. “Temos hoje uma rede com dezenas de espaços que ofertam desde os serviços básicos, apara aqueles que querem somente se alimentar e fazer a higiene, até o atendimento técnico que busca desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos”, explica.
Curitiba conta hoje com 31 unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua, oficiais e parceiras. Entre elas, o Hotel Social Eilat, o primeiro do Brasil a acolher mulheres trans e travestis. No total, são 1.450 vagas distribuídas em hotéis sociais, casas de passagem, unidades de acolhimento e uma república para migrantes em desabrigo.
Além disso, a população em situação de rua conta com a Casa da Acolhida e do Regresso (CAR), que funciona dentro da Rodoferroviária e oferta atendimento técnico e passagens rodoviárias para aqueles que desejam voltar para seus municípios de origem, e a Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas.
Para acessar os acolhimentos do município, a pessoa pode procurar espontaneamente as casas de passagem ou ser encaminhada pelas equipes técnicas da assistência social, entre elas a do serviço de abordagem social.
Consultório na Rua
Na capital, as pessoas em situação de rua têm ainda o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que percorre os bairros da cidade levando atendimento de saúde. Em dez anos de atividade, completados no último mês de junho, o projeto realizou mais de 36,5 mil atendimentos e milhares de ações de acolhimento a pessoas que vivem nas ruas da capital. Por mês, o Consultório na Rua atende aproximadamente 500 pessoas.
O serviço é desenvolvido por quatro equipes, com uma composição multidisciplinar que pode variar de acordo com a complexidade do trabalho a ser desenvolvido. As equipes são compostas por enfermeira, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, médico, psicólogo ou terapeuta ocupacional e assistente social.
Qualificação profissional
Além da assistência social, a FAS trabalha para promover a qualificação profissional dos curitibanos e oferecer serviços importantes para os trabalhadores, como a intermediação de mão de obra e o acesso ao seguro-desemprego para aqueles que se desligam de alguma empresa.
Desde 2017, a Prefeitura investe fortemente também na preparação de adolescentes e jovens para o primeiro emprego e no desenvolvimento pessoal e na qualificação profissional dos curitibanos ou daqueles que escolheram a capital do Paraná para viver.
Entre seus programas na área do trabalho, porta de saída da assistência social, estão o Formação para o Primeiro Emprego, Aprendiz, 1º Empregotech – que oferece curso gratuito de programação básica – e o Liceu de Ofício e Inovação, que há mais de três décadas oferece cursos de qualificação profissional em várias áreas de forma totalmente gratuita e em todas as regiões da cidade.
Desde 2017, a FAS ofereceu, por meio do Liceu de Ofícios e Inovação, quase 100 mil vagas em cursos de qualificação profissional, e mais 11 mil vagas para os jovens que buscaram se preparar para entrar no mercado de trabalho.
Os empreendedores e os empregadores também encontram apoio na FAS para o desenvolvimento de projetos, inclusive inovadores, por meio do Fab Lab Cidadania Cajuru, e para o desenvolvimento de mutirões de emprego em espaços públicos.
Mesa Solidária
Lançado no fim de 2019 pela Prefeitura de Curitiba, em uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e FAS, o Programa Mesa Solidária (foto) atende a população em situação de vulnerabilidade e risco social, como pessoas em situação de rua, desempregados e idosos carentes, em espaços confortáveis e com total higiene.
Hoje, são 5 pontos: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro), Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana), Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola (Cajuru) e Mesa Solidária da Praça Solidariedade (Rebouças).
Nos espaços do Mesa Solidária (saiba os endereços), equipes da FAS também prestam atendimento a pessoas em risco social.
CADERNOS ESPECIAIS
Cod. 07
ATENÇÃO
O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.
Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.
Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.
Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.
GIF ANIMADA
Cod. 01
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio,
Local de exibição: barra lateral direita da home page
OFERECIMENTO EM VÍDEO.
Cod. 06
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980 16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos.
O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.
Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.
BANNER BARRA
HORIZONTAL
Cod. 03
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
BANNER LETTER
HORIZONTAL
Cod. 05
Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.
SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS 41 999-555-006
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.
Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.
BANNER LATERAL
QUADRADO
Cod. 05
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
Cod. 04
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page