A biometria é a coleta da impressão digital do eleitor, que permitirá de forma mais rápida e segura a sua identificação no momento da votação. Isto reduz tentativas de fraude, agiliza o processo de identificação e também diminui o tempo de votação. Há portanto muitas vantagens no uso deste sistema. Mas a biometria ainda não é obrigatória no Brasil, pois existem regiões em que o cadastramento ainda não foi completado. Então o eleitor que ainda não fez seu cadastro biométrico poderá votar nas próximas eleições.
ATENÇÃO: A data-limite para coleta biométrica neste ano é o dia 8 de maio, mesmo dia que acaba o prazo para regularização de qualquer outra pendência eleitoral. Nos 150 dias anteriores às eleições, não é permitida nenhuma alteração. Para fazer a biometria, é preciso acessar o portal do TSE e agendar o serviço em um cartório eleitoral. No dia do atendimento agendado, é necessário levar comprovante de endereço e documento oficial com foto.
Biometria não é obrigatória, mas você deve fazê-la.
E-título
O aplicativo e-Título pode substituir o título de eleitor físico apenas para quem possui biometria cadastrada. Para conferir se seu e-Título é válido, basta acessá-lo e conferir se seus dados estão corretos e sua foto de perfil atualizada. Se estiver sem a foto de perfil, é preciso cadastrar a biometria em um cartório eleitoral.