O termo influencer refere-se a pessoas que por terem uma rede social, ou na soma de suas redes sociais, um grande número de seguidores e de visualizações, suficientes para que suas opiniões e atitudes sejam capazes de influenciar o comportamento de uma determinado público.
Não é exagero a capacidade destes influenciadores mudarem o comportamento de jovens. Inclusive capazes de mudar o rumo de uma eleição.
No passado o expediente durante a pré-campanha e até durante a campanha era o de atrair um grande número de pessoas através dos “showmícios”. Termo usado para denominar grandes shows com artistas famosos, que cediam o palco para que um político falasse ao povo.
Agora este grande público está na web. E a preocupação com isto não é só com as eleições no Brasil.
Autoridades de inteligência dos EUA “não podem descartar” a possibilidade de o governo chinês usar o TikTok para influenciar as eleições americanas de 2024, disse a diretora de Inteligência Nacional, Avril Haines, aos legisladores na última terça-feira (12).
As plataformas de redes sociais, incluindo o Facebook e o Twitter, têm estado na mira dos legisladores dos EUA durante o tratamento das campanhas de desinformação estrangeiras que surgem nas suas plataformas. O Facebook ainda desponta como a plataforma de maior penetração junto a um público de classe média e baixa, onde estão a maior parte dos votos.
Influenciadores digitais estão na mira dos políticos que querem atrai-los e até concorrer com eles.
Voltando ao território tupiniquim, políticos de Norte a Sul têm aderido as trends de tiktok, feito dancinhas, vídeos acelerados e até mesmo pintado o cabelo de loiro – ou como se diz na internet: nevado. Isto porque o Tiktok exige um tipo de conteúdo “lacrador”, com vídeos rápidos, uso de sons e outros recursos de edição. O político vai te que dançar para conseguir o voto. E ainda corre o risco de virar meme ridículo na web.
A preocupação dos candidatos com os jovens tem motivo: o número de eleitores com menos de 18 anos cresceu mais de 14% até janeiro de 2024 na comparação com o último pleito municipal, em 2020. Segundo o TSE, a expansão do eleitorado da faixa etária de 16 e 17 anos, período em que o voto é facultativo, interrompeu uma sequência de quedas em eleições municipais.
No caso de prefeitos de grandes capitais, que tentam à reeleição, os gestores de Salvador, Rio de Janeiro e Florianópolis largaram na frente e são figuras constantes nas trends no tik tok. Um dos que mais costuma viralizar é Topazio Neto, da capital catarinense que diariamente publica gravações dançando e, até cantando.
No Paraná uma ação da Assembleia Legislativa (ALEP) mostrou que a classe política está de olho nos influenciadores e vai fazer de tudo para atraí-los.
Foi aprovado em primeira discussão, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei nº 548/23 de autoria do deputado Ney Leprevost, criando a Semana Estadual do Influenciador Digital. A justificativa é que esta ação visa incentivar as atividades desempenhadas pelos influenciadores que utilizam as redes sociais para praticar o bem e divulgar a cultura, o turismo, a gastronomia e o empreendedorismo do Paraná; além de promover educação e conscientização contra a disseminação de informações falsas nas redes.
“Os influenciadores digitais têm grande alcance na difusão de informações; sendo ótimos aliados quando assuntos importantes como saúde pública, ações beneficentes, projetos sociais e atividades culturais precisam ser amplamente difundidos na sociedade”, afirmou Ney Leprevost.
De acordo com o texto, o Poder Público poderá firmar parceria com influenciadores digitais com a finalidade de ampliar o alcance da difusão de informações relevantes sobre saúde, educação, segurança e demais temas de utilidade pública.
A Semana Estadual do Influenciador Digital também servirá para conscientizar a população paranaense sobre o bom uso das redes sociais e internet, bem como a educação contra a disseminação de fake news.
O projeto recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça e da Comissão de Ciência Tecnologia e Ensino Superior.
CADERNOS ESPECIAIS
Cod. 07
ATENÇÃO
O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.
Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.
Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.
Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.
GIF ANIMADA
Cod. 01
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio,
Local de exibição: barra lateral direita da home page
OFERECIMENTO EM VÍDEO.
Cod. 06
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980 16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos.
O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.
Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.
BANNER BARRA
HORIZONTAL
Cod. 03
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
BANNER LETTER
HORIZONTAL
Cod. 05
Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.
SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS 41 999-555-006
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.
Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.
BANNER LATERAL
QUADRADO
Cod. 05
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
Cod. 04
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page