Curitiba retoma vacinação anticovid
Com o recebimento de novas doses da vacina anticovid, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai retomar a vacinação em 109 Unidades de Saúde a partir desta segunda-feira (14/4). No início desta semana, como havia baixo estoque do imunizante, a SMS havia concentrado a aplicação em 11 unidades de saúde.
Com a nova remessa recebida pelo município são cerca de 39,9 mil doses disponíveis para pessoas que fazem parte do público prioritário e têm 5 anos ou mais e cerca de 25,3 mil doses para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
De acordo com a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacina anticovid é indicada na rotina de vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com duas ou três doses (a depender do imunizante).
Além da vacina de rotina das crianças, o Ministério da Saúde preconiza doses de reforço para pessoas que tenham 5 anos ou mais e façam parte do público prioritário.
O público prioritário para receber dose semestral é composto por idosos. Já o reforço anual é indicado a gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias), imunocomprometidos com 5 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas com 5 anos ou mais, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.
Cobertura vacinal
Em 2025, foram aplicadas 54,7 mil doses de reforço nos públicos prioritários, que somam 714 mil pessoa no total. Atualmente, o Ministério da Saúde realiza o cálculo de cobertura da vacina anticovid apenas para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e crianças, que somam 348,6 mil. Para estes públicos, a cobertura atual em 2025 no município está em 9%, 13% e 7%, respectivamente.
Desde o início da vacinação contra a covid-19, Curitiba já aplicou 5,3 milhões de doses de imunizantes. Cerca de 88,4% de toda a população do município está imunizada com o esquema primário de vacinação (doses iniciais).
Casos
Nos três primeiros meses de 2025, foram registrados na cidade 3.099 casos de covid-19 e 10 mortes. No mesmo período do ano passado, haviam sido registrados 23.152 casos e 103 mortes.
“Mesmo com a redução drástica do número de casos e óbitos por covid-19, a vacinação para as crianças ainda não imunizadas e o reforço para os públicos prioritários é importante para manter o cordão sanitário de segurança”, diz a secretária. “As mortes diminuíram, mas não deixaram de acontecer. É preciso manter a vigilância”, completa.
Onde se vacinar
A vacina anticovid está disponível em 109 unidades de saúde da capital. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. Somente a Unidade Ouvidor Pardinho, no Centro, não vacina crianças. Todas as demais atendem a todos os públicos.
Orientações
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 – S215
Curitiba – PR