China eleva tarifa de produtos americanos para 125% enquanto Trump continua aguardando telefonema de Jinping
A China aumentou suas taxas sobre as importações de produtos norte-americanos para 125% nesta sexta-feira, revidando a decisão de Donald Trump de aumentar as tarifas para a segunda maior economia do mundo, classificando ainda a estratégia tarifária do presidente dos EUA “piada”.
Investidores estavam esperando para ver como Pequim responderia à decisão de Trump, na quarta-feira, de aumentar efetivamente as tarifas sobre os produtos chineses para 145%, enquanto anunciava uma pausa de 90 dias para dezenas de produtos de outros países. O iuan caiu na quinta-feira para níveis vistos pela última vez durante a crise financeira global, mas se recuperava nesta sexta (11).

“A imposição de tarifas excessivamente altas por parte dos EUA sobre a China viola seriamente as regras econômicas e comerciais internacionais, vai contra os princípios econômicos básicos e o senso comum e é simplesmente um ato de intimidação e coerção unilateral”, disse o Ministério das Finanças da China em um comunicado.
“Mesmo que os EUA continuem a impor tarifas ainda mais altas, isso não terá mais nenhum significado econômico e entrará para a história da economia mundial como uma piada”, acrescentou a declaração do Ministério das Finanças.
“Se os EUA continuarem a jogar um jogo de números com as tarifas, a China não responderá”, acrescentou. No entanto, deixou a porta aberta para que Pequim recorra a outros tipos de retaliação, reiterando que a China lutará contra os EUA até o fim.
Na quinta-feira, Pequim disse que restringiria imediatamente as importações de filmes de Hollywood em resposta aos aumentos de tarifas de Trump. Ainda nesta semana, a China concentrou sua atenção nas exportações de serviços dos EUA, emitindo um aviso de viagem para os cidadãos que visitam os EUA e um alerta para os estudantes que estão pensando em estudar no Estado norte-americano de Ohio.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 – S215
Curitiba – PR