O mundo prepara a fome e a desnutrição em países pobres

O mundo prepara a fome e a desnutrição em países pobres

Um artigo assinado por pesquisadores da área de nutrição publicado na revista Nature nesta semana destaca que os cortes de ajuda internacional a programas de alimentação pelos Estados Unidos e países europeus, nos próximos três a cinco anos, ameaçam “reverter décadas de progresso na redução da má nutrição”.

Entre os países europeus que anunciaram cortes, segundo os pesquisadores, estão Reino Unido (40%), Bélgica (25%), Holanda (30%) e França (37%). No caso dos EUA, o impacto maior vem do desmantelamento da USAID, a agência de desenvolvimento internacional norte-americana.

A França sedia, neste momento, a cúpula Nutrition for Growth (N4G), que pretende firmar compromissos políticos e financeiros globais por uma melhoria na condição de nutrição da população mundial. O governo francês culpa o aumento dos gastos com defesa, provocados pela invasão russa à Ucrânia, pela redução dos recursos, mas espera compensar, pelo menos em parte, esses cortes, com os compromissos financeiros firmados na N4G.

Até o momento, foram anunciados 27,2 bilhões de dólares de diversos doadores. São esperados investimentos até junho deste ano.

A França, por exemplo, comprometeu-se com investimentos no valor de 810 milhões de dólares até 2030 para projetos de segurança alimentar e melhoria da nutrição. Nesta sexta-feira, a cúpula anunciará o total de compromissos financeiros firmados por governos, empresas e entidades filantrópicas, no âmbito da N4G.

Cortes

Os pesquisadores do artigo publicado na Nature afirmam que os cortes representam uma queda de 44% do valor de ajuda em 2022 (1,6 bilhão de dólares). Apenas para má nutrição aguda grave são estimadas perdas de 290 milhões de dólares em doações, o que, segundo os autores do artigo, cortará o tratamento para 2,3 milhões de crianças e levaria à morte de 369 mil delas por ano, em países de renda média e baixa.

Durante participação em evento da N4G, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com doadores internacionais, na tarde desta quinta-feira (27), a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP), Cindy McCain, afirmou que o trabalho da agência tem sido dificultado devido à crescente lacuna entre as necessidades e os fundos disponíveis para programas humanitários e de desenvolvimento.

“Ao longo do último ano, a WFP foi forçada a encerrar auxílio alimentício a milhões de pessoas que dependem da gente”, disse Cindy, para uma plateia de empresas e filantropos que farão compromissos financeiros para a N4G. “Precisamos do sua ajuda financeira para nosso trabalho de salvar vidas”.

Em seu discurso, Macron afirmou que a luta contra a fome exige mobilização por recursos financeiros e, por isso, a parceria com a sociedade civil e com doadores do setor privado é tão importante.

“Os conflitos criam a fome e a gente sempre buscou lidar com isso , mas a fome cria conflitos. E, apesar de, às vezes termos que nos rearmar, o que estamos tentando fazer é manter a paz. A luta que estamos travando contra a má nutrição e contra a fome é uma luta por paz” afirmou Macron.

Contato

O mundo prepara a fome e a desnutrição em países pobres Read More »

Curitiba vai instalar 1500 EDL contra mosquito da dengue

Curitiba vai instalar 1500 EDL contra mosquito da dengue

Usando tecnologia e inovação, Curitiba busca nas EDLs reforço no combate à dengue.

As Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL), são armadilhas feitas com um pote plástico com água contendo internamente uma tela, na qual é impregnado um larvicida em pó muito fino, para atrair os mosquitos Aedes (foto).

O produto usado é o larvicida piriproxifem micronizado, que mata apenas as larvas e pupas (estágio intermediário entre a larva e o inseto adulto). É um produto eficaz e com baixa toxicidade para os humanos e animais.

Partículas do larvicida se aderem às pernas e ao corpo do mosquito adulto quando ele pousa na superfície da EDL. Como as fêmeas de Aedes preferem visitar muitos criadouros para colocar poucos ovos em cada um, elas disseminam o larvicida para esses outros locais, que viram também armadilhas letais para os mosquitos imaturos.

“As estações tornam-se instrumentos que facilitam a disseminação de larvicida, entre a EDL e criadouros não tratados, pelos próprios mosquitos. Com a EDL, o mosquito passa a ser um grande aliado no controle das arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana)”, explicou a secretária durante a sua apresentação.

O cidadão que aceitar ter uma EDL instalada em seu quintal precisará revisar a armadilha semanalmente para checar o nível de água. Uma vez por mês, o agente de combate às endemias visita a casa onde a EDL está instalada para verificar o nível de água, o estado da armadilha e trocar a tela impregnada com larvicida.

Modelos EDL para combate a dengue.

Nesta primeira fase de projeto-piloto, serão instaladas 1.500 unidades da EDL no bairro Cajuru – que faz parte do distrito sanitário do Cajuru, local com alto risco para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. As primeiras foram instaladas logo após o lançamento.

A primeira moradora a receber um equipamento em casa foi a aposentada Margareth Robineta Bieberbach Bernardon, de 74 anos.

“Toda experiência é boa para combater o mal que está assolando o país. Vamos torcer para que seja bom e dê certo”, afirmou Margareth.

O comerciante Leiz dos Santos Silva, de 40 anos, foi o segundo a receber a instalação da EDL. “É importante, é saúde de todos nós”, disse.

A aposentada Marilda Willy Gonçalves, de 69 anos, também está fazendo parte do projeto-piloto da Prefeitura e recebeu uma EDL em seu quintal. “É uma iniciativa muito boa, o mosquito vem e leva veneno para outros criadouros. Vamos ver se agora vai diminuir a incidência de insetos”, avaliou.

Resultados
Estudos realizados em Brasília, uma das cidades que já usam a EDL, mostraram uma redução de 66,3% na densidade de mosquitos adultos de Aedes na região em que essas armadilhas foram aplicadas.

Além de Curitiba e Brasília, outras 15 cidades do País já utilizam as EDLs: Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Manaus, Marília, Votuporanga, Catanduva, Indaiatuba, Paulínea, Hortolândia, Santa Bárbara do Oeste, Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Recife e Jaboatão.

Contato

Curitiba vai instalar 1500 EDL contra mosquito da dengue Read More »

Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira

Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira

Duas frentes frias trarão temporais ao Paraná nos próximos dias, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A primeira delas está no Sul do Brasil, e trará impacto para as regiões paranaenses já nesta sexta-feira (28). Após o temporal, o fim de semana terá predomínio de sol até a chegada da segunda frente fria, prevista para segunda-feira (31).

“Pequenos núcleos de instabilidade se formam à dianteira do sistema frontal e se organizam em forma de linha de instabilidade, que avança rapidamente pelas regiões paranaenses ocasionando algumas pancadas fortes de chuva, raios e principalmente rajadas fortes de vento nesta sexta-feira. Isso pode trazer vários transtornos para certas regiões do estado como no Noroeste e Oeste paranaense, principalmente”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

Também estão previstos temporais entre o Sudoeste e Centro-Sul do Estado entre a tarde e a noite de sexta-feira. No Leste do Paraná, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, as chuvas chegam também no fim da tarde e início da noite, com menos severidade do que no Interior. “No Norte, especialmente na noite de sexta-feira, também ocorrem alguns temporais, mas de forma bem mais irregular do que nas outras regiões do Estado”, ressalta Jacobsen.

Na próxima semana, outra frente fria chega até o Paraná, e novamente estão previstos temporais em várias regiões do Estado. “É uma característica da frente fria, que é uma zona de separação entre duas massas de ar, uma de ar frio e outra de ar quente. Ela provoca redução da temperatura, aumento da nebulosidade, vendavais e temporais (chuva intensa, com raios e granizo)”, diz Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Contato

Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira Read More »

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha, que anula a condenação por estupro

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha, que anula a condenação por estupro

A Justiça da Espanha absolveu nesta sexta-feira (28) o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenção por estupro.

Em decisão unânime, o Tribunal Superior da Catalunha decidiu anular a sentença que havia condenado Alves a 4 anos e 6 meses por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha.

Em documento publicado nesta sexta, o a Seção de Apelações do TSJC afirma que a sentença, de fevereiro de 2024, apresenta “deficiências de análise”.

A decisão de aceitar o recurso da defesa de Daniel Alves foi tomada por unanimidade entre os membros da sala.

Com isso, Alves, que foi preso em janeiro de 2023, ficou mais de um ano atrás das grades aguardando julgamento e pagou 1 milhão de euros por sua liberdade provisória, fica totalmente em liberdade e sem nenhuma acusação na Justiça espanhola. Pela sentença anterior, ele ainda teria de cumprir mais de dois anos de prisão.

A decisão afirma, também, que “A partir da prova produzida, não se pode concluir que tenham sido superados os padrões exigidos pela presunção de inocência” e lembra que as sentenças condenatórias exigem um “padrão reforçado de motivação”.

A acusação particular — representante da mulher que denuncia o jogador — e o Ministério Público espanhol ainda podem apresentar recurso.

Daniel Alves ex-jogador da seleção Brasileira está em liberdade.

Para aceitar o recurso da defesa de Daniel Alves e anular a sentença que o condeava por agressão sexual, a Sala de Apelações baseou-se no que chamou de “inconsistências narrativas” no depoimento da denunciante, uma mulher que tinha 23 anos na noite de 30 de dezembro de 2022, data dos fatos.

“No caso em questão, o tribunal de primeira instância fundamentou a condenação exclusivamente na crença subjetiva de que a penetração vaginal foi não consentida, desconsiderando inconsistências na narrativa da denunciante e aventando hipóteses sobre possíveis razões para eventuais contradições”, afirma o documento do TSJC, publicado nesta sexta.

“A decisão da Audiência Provincial não esclarece por que motivo se pode sustentar uma condenação com base em um relato não verificável por provas periféricas, quando a própria testemunha demonstrou não ser confiável em partes do seu relato que puderam ser confrontadas”, prossegue a decisão.

Contato

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha, que anula a condenação por estupro Read More »