Carro bomba explode na Praça dos Três Poderes, Homem bomba explode na frente ao STF
Na noite de ontem (13) um homem dirigiu seu carro até a Praça dos Três Poderes em Brasília, estacionou no Anexo IV da Câmara dos Deputados e se dirigiu andando até a sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
Desconfiando da aproximação deste homem, seguranças se aproximaram dele, para impedir seu avanço. Não conseguiram chegar perto, pois ele começou a lançar fogos de artifício na direção da estátua “A Justiça” e dos edifícios, além disso ele mostrou portar mais explosivos. No entanto, também não conseguiu avançar sua posição em direção ao STF.
Ele era Francisco Wanderley Luiz e tinha 59 anos, chaveiro em Rio do Sul (SC), cidade de 72 mil pessoas na região do Alto Vale do Itajaí, a 200 km de Florianópolis. Em 2020, ele concorreu a vereador pelo PL na cidade usando o nome Tiü França, mas recebeu apenas 98 votos e não foi eleito.
Em depoimento, um guarda do STF relatou à Polícia Civil do Distrito Federal ter presenciado o momento em que o homem explodiu bombas na Praça dos Três Poderes, próximo a uma estátua da Justiça.
“O indivíduo trazia consigo uma mochila e estava em atitude suspeita em frente à estátua, colocou a mochila no chão, tirou um extintor, tirou uma blusa de dentro da mochila e a lançou contra a estátua. O indivíduo retirou da mochila alguns artefatos e com a aproximação dos seguranças do STF, o indivíduo abriu a camisa os advertiu para não se aproximarem”, diz trecho do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil.
Em seguida, ele teria se deitado no chão e aguardado a bomba explodir.
JAIR BOLSONARO
Em nota o ex-presidente Jair Bolsonado manifestou-se sobre o ocorrido:
“Já passou da hora de o Brasil voltar a cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente, e que a força dos argumentos valha mais que o argumento da força. A defesa da democracia e da liberdade não será consequente enquanto não se restaurar no nosso país a possibilidade de diálogo entre todas as forças da nação”, afirma Bolsonaro.
Imagens do circuito de segurança confirmam que após abordagens de seguranças, o homem agiu segundo o depoimento dado a Polícia Civil. Assista ao vídeo.
Em suas redes sociais Francisco já havia declarado intensões e ameaças com uso de bombas. Entre as mensagens publicadas, havia críticas ao STF.
“Tudo o que já foi feito para obtermos melhorias em nosso País e nada deu resultados!!! É hora de mudarmos os caminhos e ações!!! Onde está o grande problema? No judiciário (STF).” Publicou.
Suas páginas em redes sociais estão removidas.
ALEXANDRE DE MORAES
A voz mais ouvida do STF é sem dúvidas a de Alexandre de Moraes. Suas falas são hoje mundialmente replicadas como a voz do STF. Diante do ocorrido o Ministro Alexandre de Moraes discursou afirmando que a pacificação é necessária, mas sem anistia a criminosos (em relação aos detidos em 8 de janeiro).
“Ontem é uma demonstração de que só é possível essa necessária pacificação do país com a responsabilização de todos os criminosos. Não existe a possibilidade de pacificação com anistia a criminosos”
“Nós sabemos, e vocês do Ministério Público sabem, que o criminoso anistiado é o criminoso impune. E a impunidade vai gerar mais agressividade, como gerou ontem. As pessoas acham que podem vir até Brasília, tentar entrar no STF para explodir o STF. Porque foram instigadas por muitas pessoas, lamentavelmente várias com altos cargos na República.”
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 – S215
Curitiba – PR