Multas pagas por PIX acelera liberações de veículos no Paraná

Multas pagas por PIX acelera liberações de veículos no Paraná

A Celepar, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), lançou uma nova forma de pagamento, via pix, que agiliza a liberação de licenças e multas. Agora, os cidadãos podem ter suas solicitações liberadas em até 15 minutos — um avanço significativo em comparação com o prazo anterior de pelo menos um dia útil necessário para o processamento dos pagamentos via boleto.

Desde a implementação do pix, entre 27 de agosto e 9 de setembro, 2.270 guias foram pagas com essa nova modalidade, incluindo 133 Autorizações Especiais de Trânsito (AET) e de Uso e Ocupação de Faixa de Domínio. Essa tecnologia está disponível para todos os cidadãos do Paraná, mesmo em áreas rurais, desde que possuam acesso à internet.

Anteriormente, o pagamento apenas via boleto era mais burocrático, demorando pelo menos 24 horas para ser processado. “O pagamento via boleto acarreta a liberação dos serviços com espera de até um dia útil, especialmente considerando fins de semana e feriados prolongados,” explica Cassiano Marin Beltrame, da Celepar, coordenador do projeto. “Agora, com o pix, o cidadão pode resolver suas pendências em minutos”.

A nova modalidade também trouxe uma significativa agilidade, com os pedidos entrando na fila para realização do trabalho dos analistas no mesmo dia do pagamento.

SERVIÇOS – O novo sistema traz melhorias para diversos serviços do DER/PR, incluindo a emissão de licenças de transporte, multas de trânsito, faixas de domínio e Autorizações Especiais de Trânsito (AET). As AETs são necessárias para o transporte de cargas ou veículos que excedem os limites padrão de trânsito, como cargas pesadas ou de grandes dimensões. A alta demanda e urgência das AETs fazem com que este serviço seja mais eficiente com o pix.

Além disso, a implantação desta forma de pagamento reduziu o prazo, especialmente, nos casos de veículos apreendidos, em que o pagamento pode ser identificado em até meia hora, permitindo a liberação imediata.

COMO SOLICITAR – Para fazer solicitações o pagamento via pix é preciso acessar o site oficial do DER-PR. O atendimento presencial é feito na sede do DER/PR, localizada na Avenida Iguaçu, 420, no bairro Rebouças, em Curitiba. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Para dúvidas e informações, entrar em contato pelo telefone (41) 3304-8000 ou enviar um e-mail para [email protected].

Contato

Multas pagas por PIX acelera liberações de veículos no Paraná Read More »

O que é chuva preta

O que é chuva preta

Grande parte do Brasil está coberta por fumaça proveniente de queimadas.

Em alguns lugares ela tem se concentrado e soma-se a emissão de poluentes locais, como ocorre nas grandes cidades.

O que acontece é que com grande quantidade de partículas poluentes na atmosfera, quando vem a chuva ocorrem efeitos positivos e negativos para o ambiente. De efeito positivo, a atmosfera é limpa, pois grande parte das partículas são captadas pelas gotículas de água.

É justamente ai que ocorre um escurecimento da água da chuva, e por isso o nome “chuva preta”.

Esta água da chuva chega a superfície trazendo grande quantidade de poluentes. Seus efeitos na natureza ainda não são completamente esclarecidos. Os estudos atuais mostram que há impactos em rios e em plantações. Há também efeitos nas pessoas, mas não há uma documentação consistente sobre isso.

Baldes com água colhida após chuva preta.

Não usar água de chuva preta, não armazená-la, e claro, não consumir este tipo de água e nem oferecê-la a animais. Evitar banho de chuva é aconselhável.

A massa de ar insalubre cobre principalmente o Sul e o Centro-oeste do país, mas também partes das regiões Norte e Sudeste.

Segundo as previsões meteorológicas, é possível que chuvas pretas também sejam registradas em breve no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. 

Contato

O que é chuva preta Read More »

Normas para matrimônio tem curso aberto em Curitiba

Normas para matrimônio tem curso aberto em Curitiba

Normalmente os noivos colocam o foco em diversas atividades de preparo para o casamento e parece que tudo já está estabelecido e não há muito o que saber sobre o ato na Igreja Católica. Mas sim, existem normas que devem ser observadas durante a cerimônia.

E existem também profissionais que se dedicam a isto. É justamente para estes profissionais que está aberta uma nova turma de “Normas do Matrimônio”.

 

O curso é voltado para cerimonialistas, músicos, floristas, decoradores, fotógrafos e cinegrafistas e aborda as normas da Igreja para todos os profissionais que atuam nas celebrações. A nova turma está com inscrições abertas. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de outubro.

Se você tem interesse, clique aqui.

Contato

Normas para matrimônio tem curso aberto em Curitiba Read More »

TSE lacra sistema que será usado em urnas

TSE lacra sistema que será usado em urnas

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, comandou, na tarde esta terça-feira (10), a cerimônia de assinatura digital e de lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024. Os dois atos fazem parte do calendário eleitoral e estão previstos em resolução do TSE (nº 23.673/2021), que regulamenta os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Durante o evento, no edifício-sede do tribunal, em Brasília, a ministra Cármen Lúcia destacou que as urnas são confiáveis. “Nem adianta tentar plantar [dúvidas] porque [o sistema] já foi várias vezes testado. Em todos os exames feitos, se tem a proclamação verdadeira da inviolabilidade da urna da segurança do processo eleitoral, da garantia a todos os cidadãos que ele é livre naquela cabine, que ele é o único responsável pelo seu voto e que cada município, cada estado brasileiro e o próprio Brasil depende deste voto.”

Cármen Lúcia frisou a responsabilidade cívica de cada cidadão na escolha de prefeitos e vereadores e convidou os brasileiros a compareçam às urnas, em 6 de outubro, no primeiro turno eleitoral, e em 27 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno.

Entidades fiscalizadoras
A cerimônia teve a participação de entidades fiscalizadoras dos sistemas eletrônicos de votação que garantem a transparência do processo eleitoral. Entre eles, partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o ministério público, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O presidente da OAB, Beto Simonetti, disse que a assinatura digital e a lacração dos sistemas, na presença da sociedade, simbolizam a lisura e a segurança do processo eleitoral. “Nas eleições, não temos partido, não temos candidato e, muito menos, fazemos oposição. Nossa missão é defender os interesses da advocacia e da cidadania, por meio da garantia da aplicação da lei e da supremacia da vontade popular”, disse.

De acordo com o TSE, a assinatura digital assegura que o software que será usado na urna eletrônica não foi modificado de forma intencional ou não perdeu as características originais por falha na gravação ou leitura. Portanto, a etapa representa a garantia de que o arquivo não foi modificado. O procedimento também comprova a autenticidade do programa, confirmando sua origem oficial, o próprio TSE.

Lacração
A presidente do TSE também realizou a lacração dos sistemas eleitorais. A ministra Cármen Lúcia assinou as mídias (DVDs) não regraváveis dos programas que serão utilizados nas urnas eletrônicas de votação nos dois turnos das eleições de outubro.

As mídias, então, foram guardadas em três envelopes assinados fisicamente por Cármen Lúcia; e também pelo ministro do STF e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Cristiano Zanin; pelo vice-procurador-geral Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF), Alexandre Espinosa; diretores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Correia e da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues; presidente da OAB, Beto Simonetti, e a integrante do Podemos, Marcela Fonseca, como representante de partidos políticos.

A presidente do TSE disse que a lacração do sistema fecha qualquer possibilidade de burlá-lo, após a integridade dele ter sido testada.

Posteriormente, dois dos três envelopes lacrados com etiquetas assinadas pelas autoridades foram armazenados em uma sala-cofre do TSE, na capital federal. O terceiro envelope foi entregue ao secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, para apresentação às entidades fiscalizadoras que manifestarem interesse.

Códigos-fonte
O evento também marcou o encerramento, nesta segunda-feira (9), da compilação dos códigos-fonte dos sistemas eletrônicos de votação que serão usados nas eleições de 2024.

O código-fonte da urna eletrônica é um conjunto de instruções que são seguidas pelos sistemas eleitorais, desenvolvidos pelo TSE. É ele que determina como o programa vai funcionar.

Esses código-fonte das urnas eletrônicas ficaram à disposição de entidades fiscalizadoras para inspeção, análises e testes, desde outubro de 2023.

Ao todo, foram 40 etapas de fiscalização do sistema eleitoral ao longo deste período, que foi ampliado para quase um ano para recebimento de sugestões de melhorias. No ciclo eleitoral anterior, das eleições majoritárias de 2022, o prazo foi de seis meses.

Nos próximos dias, cópias do software do sistema trancado em segurança na sala-cofre do TSE serão enviadas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados onde haverá eleições em outubro. Depois, os sistemas com serão inseridos nas urnas eletrônicas que seguirão a todos os municípios do país.

O TSE afirma que os dispositivos de segurança dos sistemas garantem a integridade, a autenticidade e a segurança de todos os dados processados nas urnas, desde a coleta à apuração dos votos registrados.

 

Fonte: TSE

Contato

TSE lacra sistema que será usado em urnas Read More »

Rolar para cima
mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page