FBI apura possível nova tentativa de assassinato de Trump

FBI apura possível nova tentativa de assassinato de Trump

O FBI, a polícia federal americana, investiga uma possível tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump neste domingo (15), na Flórida. Um homem foi visto com um rifle no mesmo clube de golpe em que estava o político. Agentes do Serviço Secreto atiraram contra o suspeito, que fugiu e foi preso em seguida. 

Os policiais ainda apuram se o homem chegou a disparar a arma. Não houve feridos. A campanha do ex-presidente afirmou que ele foi levado do local, que é de sua propriedade, e passa bem. O caso acontece dois meses após o republicano ter sido atingido por um tiro durante um comício.

“Houve tiros na minha proximidade, mas antes que rumores saiam do controle, eu quero que vocês saibam de mim primeiro: estou seguro e bem!” (Trump)

Donald Trump

O ex-presidente está seguro e disse que nunca irá se render. Ele tinha sido alvo de um atentado a tiros em julho, e chegou a fazer um comício usando uma proteção .

Segundo autoridades, o suspeito deixou um rifle “no estilo AK-47”, uma mira telescópica e uma câmera GoPro antes de fugir, conforme registrou o jornal americano New York Times. Os agentes não divulgaram mais informações sobre o homem e suas motivações. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Contato

FBI apura possível nova tentativa de assassinato de Trump Read More »

Paraná vai começar a aplicar auriculoterapia no SUS

Paraná vai começar a aplicar auriculoterapia no SUS

A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta semana o curso de formação em auriculoterapia para mais de 800 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Paraná. Os participantes certificados estão aptos, a partir de agora, a utilizar a prática terapêutica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios paranaenses.

Ele reuniu profissionais de saúde de todas as regiões e teve o apoio das referências técnicas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) das regionais de Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. As aulas aconteceram nos municípios-sede das regionais.

A formação em auriculoterapia visa ampliar essa oferta no Sistema Único de Saúde (SUS). A técnica estimula pontos específicos da orelha, alinhando conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, reflexologia e biomedicina e tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica da equipe.

A auriculoterapia é indicada para o tratamento de uma série de condições agudas e crônicas, como dores lombares, cefaleia, torcicolo e contraturas musculares, dores articulares, ansiedade, depressão, insônia, azia, náuseas, sintomas do climatério, obesidade, constipação, cólicas menstruais, tabagismo, entre outras. Pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado.

De acordo com a nutricionista e coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira, o uso da técnica pode contribuir para a redução do consumo de medicamentos e melhorar a qualidade de vida e saúde da população, tanto nos aspectos físicos quanto mentais. “Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado, visando o cuidado integral à saúde”, afirma.

Curso de auriculoterapia

AURICULOTERAPIA – A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas disponíveis no SUS. Essa terapia consiste na aplicação de agulhas esféricas finas, sementes de mostarda em pontos específicos na orelha. “A orelha é considerada um microssistema que reflete todo o corpo e seus órgãos. Ao estimular os pontos na orelha, a auriculoterapia busca equilibrar a energia do corpo e melhorar as funções dos órgãos internos”, pontuou o professor Eduardo, que ministrou a aula prática em três polos.

As Práticas Integrativas atuam de forma complementar aos tratamentos convencionais. Em 2023, segundo dados extraídos do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), foram realizados 30.059 procedimentos de auriculoterapia em 80 municípios do Paraná.

Contato

Paraná vai começar a aplicar auriculoterapia no SUS Read More »

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (14), em São Carlos, no interior de São Paulo, que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo ao país, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas. “Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático”, afirmou em entrevista a veículos de comunicação.

Ela ressaltou que é fundamental que todos os agentes públicos que já estão mobilizados continuem agindo, porque há uma intenção por trás dessas ações. Segundo a ministra, apenas dois estados não estão passando por seca. Ela defendeu pena mais rígida para quem comete esse tipo de crime. Atualmente a pena varia de um a quatro anos de prisão.

“Não é possível que diante de uma das maiores secas de toda a história do nosso continente e do país, e com a proibição existente, que as pessoas continuem colocando fogo. Isso causa grande mal à saúde pública, ao meio ambiente, aos nossos sistemas produtivos e só agrava o problema da mudança do clima. Quando você tem uma situação em que sabe que colocar fogo é como se estivesse acionando um barril ou um paiol de pólvora, isso é uma intenção criminosa”, disse.

Marina lembrou que 17 pessoas já foram presas e há 50 inquéritos abertos. Para a ministra, é provável que haja pessoas por trás incentivando os crimes, o que pode ser descoberto com investigações e trabalho de inteligência da Polícia Federal (PF). Ela comparou ainda os incêndios criminosos com a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023.

Intensas queimadas se distribuem por todo o Brasil.

“Por isso é tão importante o trabalho da PF. É preciso continuar investigando com trabalho de inteligência combinado, porque é aí que vamos poder descobrir de onde vem essa motivação. Eu estou praticamente comparando o que está acontecendo ao dia 8 de janeiro. São pessoas atuando deliberadamente para criar o caos no Brasil, tocando fogo nas florestas e nas atividades produtivas das pessoas”.

A ministra ressaltou que o prejuízo em São Paulo já é de R$ 2 bilhões para os agricultores, principalmente os plantadores de cana-de-açúcar. Segundo ela, já são 900 mil hectares de áreas de agricultura e pecuária queimadas, 1,4 milhão de hectares em área de campo de pastagem e 1 milhão de hectares em áreas florestais.

“Uma floresta úmida não pega fogo, porque o fogo começa e a própria floresta consegue fazer com que se apague. Como já estamos vivendo os efeitos de mudança climática, provavelmente a floresta está perdendo umidade, como dizem os cientistas, e cerca de 32% dos incêndios estão sendo feitos intencionalmente para degradar a própria floresta”, analisou.

Contato

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva Read More »

Adriane Galisteu e a otosclerose

Adriane Galisteu e a otosclerose

A otosclerose, doença que causou a perda de parte da audição de Adriane Galisteu, conforme relato da apresentadora durante o podcast PodCringe, é caracterizada por um enrijecimento do tecido ósseo no ouvido e pode causar, além da perda auditiva gradual, tontura e zumbido no ouvido. “O som, para ser transmitido para o cérebro e a gente escutar, faz vibrar o tímpano. Depois, vibra uma cadeia de ossos e ele entra lá na cóclea, que é o órgão da audição. 

Na otosclerose, há uma alteração do metabolismo do osso, então, você tem a formação de uma placa de osso, e o som passa menos para a cóclea. Aí, o paciente acaba tendo uma dificuldade de audição e até uma perda auditiva”, descreve Luciano Gregório, médico otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Em alguns casos, a otosclerose pode se dar por uma perda neurosensorial, devido à diminuição do impulso nervoso da audição. 

Galisteu contou que já chegou a perder inclusive o equilíbrio, e que, de vez em quando, ouve um “apito”: “Você não se acostuma nunca com isso”, ela disse. O relato condiz com os sintomas de zumbido e tontura citados pelo médico. O exame para identificar a doença é a audiometria. Não se sabe, porém, qual a causa da otosclerose. 

Adriane Galisteu

“É uma doença horrível, que você não sabe de onde ela veio, para onde ela vai, e os médicos também não sabem”, comentou a apresentadora, que vai comandar a nova temporada do reality show A Fazenda, com estreia marcada para hoje (16).

Contato

Adriane Galisteu e a otosclerose Read More »

Horário de verão pode voltar

Horário de verão pode voltar

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real, para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconhece o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.

Devido às implicações do horário de verão no cotidiano dos brasileiros, o chefe da pasta entende que a decisão de adiantar os relógios em uma hora, em parte do território brasileiro não pode ser tomada precipitadamente. “[A medida] não deve ser tomada de forma açodada. Se necessário, não tenham dúvida, que nós voltaremos com o horário [de verão]”, concluiu o ministro.

 

Silveira confirmou que, na segunda-feira determinou ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (MME) que se reúnam com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para apresentar um plano de contingência para o verão de 2024/2025 e o planejamento energético do próximo ano.

Alexandre Silveira afirmou ainda que pesquisas demonstram que os efeitos do horário de verão – durante os meses da primavera e do verão – são positivos para diversos setores econômicos do Brasil, como o turismo, além de bares e restaurantes.

Horário de verão


O horário brasileiro de verão foi instituído pela primeira vez pelo, então, presidente Getúlio Vargas, de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

No Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo federal passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética.

Antes da extinção, o período de vigência do horário de verão entre os meses de outubro e fevereiro era definido, de acordo com critérios técnicos, para aproveitar as diferenças de luminosidade entre os períodos de verão e do restante do ano.

A medida impactava na redução da concentração de consumo elétrico entre 18 horas e 21 horas.

Até a extinção, o horário de verão era aplicado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, ainda, no Distrito Federal. E ficavam de fora da política pública as regiões Norte e Nordeste, por não representar redução da demanda energética significativa nos estados das duas regiões, devido à diferença na luminosidade em relação ao restante do país.

De acordo com o decreto nº 9.242 de 2017, a hora de verão funcionava a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Mas, se coincidisse com o domingo de carnaval, o encerramento ocorria no domingo seguinte.

Contato

Horário de verão pode voltar Read More »

Saiba quem tem preferência para votar

Saiba quem tem preferência para votar

No momento do voto, como em qualquer outra situação em que se formam filas, é preciso obedecer à legislação no que se refere às prioridades. No caso da preferência para votar, a previsão consta da Resolução TSE nº 23.736/2024.

De acordo com a Resolução, têm preferência para votar candidatas e candidatos, juízas e juízes eleitorais, auxiliares de serviço, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, promotoras e promotores eleitorais, policiais militares em serviço, idosas e idosos com idade igual ou superior a sessenta anos.

Também têm preferência as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, as enfermas, as pessoas com transtorno do espectro autista, as obesas, gestantes, lactantes, com crianças de colo e as doadoras de sangue.

Prioridade entre as preferências

A princípio, não existe prioridade entre quem tem preferência para votar, uma vez que a legislação determina que a preferência considerará a ordem de chegada à fila de votação.

Apesar disso, existe uma exceção: as pessoas com mais de 80 anos. Essas eleitoras e esses eleitores terão prioridade sobre os demais, independentemente do momento de chegada à Seção Eleitoral. A prioridade se estende à pessoa acompanhante ou ao atendente pessoal, ainda que essa pessoa não vote na mesma Seção que a idosa ou o idoso com mais de oitenta anos.

Contato

Saiba quem tem preferência para votar Read More »

Venezuela prende estrangeiros e acusa EUA de planos contra o país

Venezuela prende estrangeiros e acusa EUA de planos contra o país

Três americanos, dois espanhóis e um cidadão tcheco foram detidos na Venezuela, acusados de estarem vinculados a um suposto plano para “desestabilizar” e gerar “ações violentas” no país.

O anúncio foi feito neste sábado (14) pelo ministro do Interior, Diosdado Cabello, que relatou a apreensão de 400 fuzis dos Estados Unidos.

Cabello citou também um suposto plano de atentado contra o presidente Nicolás Maduro e autoridades do Executivo, após as eleições de 28 de julho.

“Foram recentemente detidos dois cidadãos espanhóis em Puerto Ayacucho [Amazonas, sul], José María Basua e Andrés Martínez Adasme”, disse Cabello em uma coletiva de imprensa. Ele também falou sobre um plano para supostamente “gerar violência” e “desestabilizar” o país.

Aumenta a tensão entre EUA e Venezuela

Cabello acrescentou que foram capturados um cidadão tcheco e três americanos, identificados como Wilbert Josep Castañeda, um “militar da ativa” e “chefe” da operação, Estrella David e Aaron Barren Logan.

Cabello vinculou os supostos planos para “atacar” a Venezuela a centros de inteligência da Espanha, dos Estados Unidos e à líder opositora María Corina Machado, além de outros dirigentes.

Segundo ele, todos os detidos estão confessando.

Foram apreendidos “mais de 400 fuzis”, que seriam usados “para atos terroristas aqui na Venezuela, terrorismo promovido por setores políticos”, apontou o ministro.

“Nós, inclusive, sabemos que o governo dos Estados Unidos está vinculado a essa operação”, concluiu.

Contato

Venezuela prende estrangeiros e acusa EUA de planos contra o país Read More »

INMET: Aviso de tempestade

INMET: Aviso de tempestade

INMET publica aviso iniciando de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A validade do aviso é até as 12h deste domingo (15).

No Paraná os municípios com maior possibilidade de sofrer estas alterações climáticas são: Abatiá; Adrianópolis; Agudos do Sul; Almirante Tamandaré; Altamira do Paraná; Altônia; Alto Paraíso; Alto Paraná; Alto Piquiri.

As regiões mais atingidas segundo o INMET serão:Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Bauru, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Presidente Prudente, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Leste de Mato Grosso do Sul, Itapetininga, Sudeste Paranaense, Vale do Itajaí, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Assis, Litoral Sul Paulista, Centro-Sul Paranaense, Oeste Catarinense, Grande Florianópolis, Pantanais Sul Mato-grossense, Marília, Macro Metropolitana Paulista, Serrana, Centro Norte de Mato Grosso do Sul.

 

Mapa mostra regiões que estão sob alerta de tempestade neste final de semana.

Contato

INMET: Aviso de tempestade Read More »

Clima louco: calor, incêndios, estiagem e tempestade com queda de granizo

Clima louco: calor, incêndios, estiagem e tempestade com queda de granizo

Todo o Brasil está de olho nos milhares de pontos de incêndio no Brasil, que hoje somam mais de três mil focos. Cidades cobertas por fumaça, chuva preta e estiagem que comprometem o abastecimento, segundo a SANEPAR.

Mas no Sudoeste paranaense uma tempestade seguida de queda de granizo ocorreu ontem. O vento também derrubou árvores e destelhou casas.

Foram afetadas as cidades de Pato Branco, Honório Serpa e Palmas.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Paraná está em alerta laranja para tempestades até o meio dia deste sábado (14). Com isso, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo, podem ser registrados.

Granizo em Honório Serpa

Contato

Clima louco: calor, incêndios, estiagem e tempestade com queda de granizo Read More »

Incêndios no Brasil e os efeitos na saúde

Incêndios no Brasil e os efeitos na saúde

A poluição do ar causa cerca de 7 milhões de mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Especialistas já falam em redução da grande conquista que é o aumento da expectativa de vida. A saúde de todos nós depende da saúde do planeta e de um ar mais limpo para respirar.

A falta de chuvas e as queimadas tem piorado a situação, especialmente no Brasil que registrou até o fim de agosto 224 mil km² de incêndios, o equivalente ao tamanho de Roraima. O mês de agosto sozinho responde por quase metade de toda a área queimada. E os sintomas de toda essa tragédia ambiental são percebidos na saúde.

“Um dos fatores que mais está contribuindo para esse aumento exagerado de consultas no nosso pronto-socorro é a poluição. Agride esse revestimento no nosso sistema respiratório, facilitando o aparecimento de infecções, sejam elas causadas por vírus ou bactérias”, destaca Antônio Madeira, superintendente-médico do Hospital Infantil Bom Jesus (um dos mais importantes hospitais infantis e públicos de São Paulo).

Fumaça de queimadas cobre Curitiba, capital conhecida pelo cuidado com o ambiente.

A poluição é medida por tipo e tamanho das partículas que estão no ar. As mais grossas irritam nariz e garganta, mas as mais finas e os gases tóxicos penetram fundo nas estruturas dos pulmões e chegam até o sangue, espalhando os efeitos danosos pelo corpo.

“Acomete coração, cérebro, inclusive rins e fígado. Então, ele pode se disseminar e causar um processo inflamatório nesses órgãos. Essa inflamação pode ficar crônica e aí pode acabar piorando as doenças que o paciente já tenha, ou não, e pode ficar mais agravada por conta dessa exposição prolongada”, afirma Fernando Oliveira, infectologista do Hospital São Luiz (SP).

Contato

Incêndios no Brasil e os efeitos na saúde Read More »

Rolar para cima
mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page