Venezuela não divulgará atas eleitorais
Venezuela não divulgará atas eleitorais
Após o Conselho Nacional de Justiça (CNE), que é a principal autoridade eleitoral no país, confirmar a vitória de Maduro, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela decidiu, que todo o material eleitoral entregue pelo (CNE) e pelos partidos à Corte deve permanecer sob o resguardo da justiça. Na prática, isso significa que as atas da eleição de 28 de julho não serão divulgadas.
Nicolás Maduro é confirmado presidente eleito na Venezuela.
Antes de confirmar a vitória do presidente Nicolás Maduro, sem dar detalhes, a presidente do tribunal, Caryslia Rodriguez, afirmou: “em consequência, se decidiu que todo o material eleitoral consignado pelo CNE e os partidos políticos caiam no resguardo desta Sala Eleitoral”.
No dia 5 de agosto, o CNE entregou, por solicitação do tribunal, a ata de escrutínio das mesas eleitorais a nível nacional, a ata de totalização final do processo eleitoral, a ata de julgamento e a proclamação das eleições.
Avesso da democracia ou soberania?
Quando tratada como assunto interno o problema eleitoral na Venezuela é sem dúvidas um avesso à democracia. Pouca transparência, ameaças e violência e todo tipo de ação que visam tornar o processo eleitoral, no mínimo, questionável. A oposição, por sua vez, fez seu papel, contestando e apresentando provas de que havia uma manipulação no resultado eleitoral. E isso é um problema interno a ser resolvido pelo país.
No Brasil, já enfrentamos a contestação de resultados de urnas em diversas eleições. Nossa última eleição presidencial teve episódios antidemocráticos, como o 8 de janeiro. Mas a resolução interna de cada país foi conseguida com a obediência à hierarquia legal, sustentada então pela força dos poderes. É o que a Venezuela está fazendo.
A diferença é que o processo eleitoral venezuelano provocou dúvidas internacionais, apoiadas por ideologia e interesses diversos em relação a Venezuela. Alguns interessem serão contemplados com a permanência de Maduro e outros com a saída dele. Desta forma a solicitação de diversos países para que as atas fossem divulgadas. passou a ser uma interferência direta na soberania da Venezuela.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 - S215
Curitiba - PR
Venezuela não divulgará atas eleitorais Read More »