Insegurança digital no Brasil
Insegurança digital no Brasil
É comum falar em segurança pública ligada a violência contra a pessoa, como lesões corporais, morte, assalto.
Mas a segurança também passa pela proteção do patrimônio do cidadão e de mecanismos que possam investigar, punir culpados e devolver o patrimônio daquele que é lesado.
A insegurança digital é aquela que deixa espaço para golpistas e não tem por parte do estado estrutura eficiente para o combate a esta insegurança.
Por hora, criminosos cometem 4.678 tentativas de golpes financeiros digitais no Brasil. São crimes digitais por meio de aplicativos de mensagens e ligações telefônicas.
Pesquisa Datafolha estima que o prejuízo total com crimes patrimoniais, incluindo as tentativas de golpes financeiros, chega a 186 bilhões de reais no último ano. Este valor cobre tanto o lucro dos criminosos quanto os custos adicionais para as vítimas, como a compra de um novo celular após um roubo.
Projeção de crimes e golpes por hora. Fonte: Datafolha.
Um quarto dos entrevistados sofreu pelo menos uma tentativa de golpe financeiro envolvendo transferências via Pix ou boletos falsos entre julho de 2023 e junho de 2024.
O perfil que mais sofre com esse tipo de crime digital é formado por pessoas com renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos, que residem em cidades com mais de 500 mil habitantes.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 - S215
Curitiba - PR
Insegurança digital no Brasil Read More »