Lula e Maduro se cutucam
Lula e Maduro se cutucam
Nos últimos meses estes companheiros não tem se entendido bem. São alfinetadas diplomáticas, sem nenhuma diplomacia.
Lula tem se distanciado de Maduro, mas não pode perder a Venezuela. Missão difícil já que até este momento Venezuela e Maduro são uma só.
Diante das eleições venezuelanas que ocorrem no próximo domingo, e das declarações de Maduro sobre guerra e banho de sangue, caso seja derrotado, o presidente brasileiro disse ter “tomado um susto” com as declarações do presidente venezuelano e falou sobre a necessidade de respeitar os resultados das eleições. E mais, mandou um recado dizendo que fica quem ganha e vai embora quem perde.
Maduro respondeu em discurso de campanha que “quem se assustou que tome chá de camomila”. Mais que isso, fiz críticas ao sistema eleitoral brasileiro, afirmando sem provas, que as eleições no Brasil não podem ser auditadas. O que foi prontamente rebatido pelas autoridades brasileiras que tem no sistema eleitoral, a possibilidade de ser auditado, além de grande aparato de segurança. Aliás sempre foi assim.
Sobre as “suspeitas” de que Maduro não respeitaria os resultados das eleições, seu coordenador de marketing respondeu “claro que vamos respeitar os resultados, pois vamos ganhar”.
De companheiros com mútua admiração ao afastamento, Maduro e Lula.
Segue delicada a relação do Brasil com a Venezuela. O governo brasileiro está enviando delegação para observação das eleições, a convite da Venezuela. Ao mesmo tempo o governo do Brasil pediu para que o exército brasileiro fique em alerta junto a fronteira Brasil-Venezuela.
Se Maduro ganhar, será longa a recuperação das relações diplomáticas com a Venezuela. Se Maduro perder e respeitar os resultados, o Brasil terá uma relação diplomática mais intensa com o novo governo venezuelano.
Mas se Nicolás Maduro perder e não respeitar os resultados, toda a América Latina terá um grande problema a ser resolvido, o que pode passar da diplomacia para sansões e até ações militares.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 - S215
Curitiba - PR
Lula e Maduro se cutucam Read More »