Apagão cibernético mundial?
Apagão cibernético mundial?
O mundo acordou nesta sexta-feira com uma notícia “lacradora” em diversas mídias. A manchete de um apagão cibernético mundial despertou postagens, reportagens, opiniões e até desespero nos mais mais sensíveis.
A pergunta é: ocorreu um apagão cibernético mundial? E a resposta é simples: não ocorreu nada disto.
Vamos entender o que ocorreu e como o problema foi resolvido.
Computadores que usam o sistema operacional windows e que também usam o sistema de segurança CrowdStrike e que fizeram atualização deste soft apresentaram problemas.
Então somente computadores Windows, com este sistema instalado e que foram atualizados, apresentaram o problema.
É comum, e todos que usam computadores sabem, que algumas vezes ao atualizarmos um soft ele pode apresentar problemas.
Windows apresentou “tela azul” em sistemas com a ferramenta Falcon.
O alarde foi justificado?
O alarde midiático ocorreu porque muitas empresas aéreas em todo o mundo utilizam este sistema operacional e este sistema de segurança em suas plataformas de venda e controle de passagens. Isso provocou atrasos e suspensão em voos em diversas empresas, em aeroportos pelo mundo. A maior parte já resolvido e a maior parte dos voos já estão ocorrendo.
Outro problema ocorreu com sistemas bancários e também com bolsa de valores, que utilizam este sistema. Não foram todos os bancos e nem todas as bolsas. O problema já foi corrigido também.
Qual soft afetou o funcionamento do Windows
A ferramenta, chamada Falcon, que serve para detectar possíveis invasões hackers, teve um problema na atualização (update) de software.
Um dos clientes impactados pela falha foi a Microsoft, que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo relataram nas redes sociais que, ao ligar o computador, o sistema Windows travou, exibindo “tela azul”.
De novo, somente computadores windows que tem esta ferramenta instalada e que tiveram atualização (a atualização pode ter sido feita automaticamente pela ferramenta).
A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 - S215
Curitiba - PR
Apagão cibernético mundial? Read More »