Dois presos fogem da Penitenciária Federal de Mossoró
Dois presos fogem da Penitenciária Federal de Mossoró
Essa foi primeira fuga registrada em um presídio de segurança máxima no sistema federal. Os fugitivos são: Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”.
O presídio é considerado de segurança máxima e é monitorado em tempo real em uma sala com central de monitoramento em Brasília. Mesmo assim nada foi percebido na hora.
A fuga ocorreu quando os detentos passaram perto de uma obra com grade, por volta das 03h30 de hoje (14). Os policiais penais do presídio federal de Mossoró (RN) só perceberam a fuga após a contagem de detentos antes do café da manhã, por volta das 5h30. A PM foi acionada às 8h.
Presídio Federal de Mossoró – Segurança Máxima.
Diante da gravidade da fuga e da repercussão desta ação em toda a mídia nacional e internacional, o Ministério da Justiça e Segurança Publica emitiu nota à imprensa.
A nota só foi publicada as 18h30 de hoje e atualizada as 19:03.
A nota possui 6 itens que declaram ações tomadas após a fuga dos detentos.
Veja a nota, na íntegra.
NOTA À IMPRENSA
1. Determinou a ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a Mossoró, acompanhado de uma equipe de seis servidores, para a apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo.
2. Acionou a Direção-Geral da Polícia Federal para abertura de investigações e o deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos, ação que já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais.
3. Ordenou a mobilização das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colaborarem com os esforços de localização e prisão dos foragidos.
4. Instruiu a Polícia Federal (PF) para que efetuasse o registro dos nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol, bem como a sua inclusão no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que sejam procurados pela comunidade policial internacional;
5. Mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que realize o monitoramento das rodovias sob sua jurisdição e dê suporte à recaptura dos presos.
6. Mandou que fosse realizada uma imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.
LINK DA NOTA: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/nota-a-imprensa-81
ATUALIZAÇÃO: O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento imediato da atual direção da penitenciária federal de Mossoró. Lewandowski escalou um interventor para comandar a unidade.
– Atualizado as 21h30
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 - S215
Curitiba - PR
Dois presos fogem da Penitenciária Federal de Mossoró Read More »