Dois presos fogem da Penitenciária Federal de Mossoró
Essa foi primeira fuga registrada em um presídio de segurança máxima no sistema federal. Os fugitivos são: Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”.
O presídio é considerado de segurança máxima e é monitorado em tempo real em uma sala com central de monitoramento em Brasília. Mesmo assim nada foi percebido na hora.
A fuga ocorreu quando os detentos passaram perto de uma obra com grade, por volta das 03h30 de hoje (14). Os policiais penais do presídio federal de Mossoró (RN) só perceberam a fuga após a contagem de detentos antes do café da manhã, por volta das 5h30. A PM foi acionada às 8h.

Presídio Federal de Mossoró – Segurança Máxima.
Diante da gravidade da fuga e da repercussão desta ação em toda a mídia nacional e internacional, o Ministério da Justiça e Segurança Publica emitiu nota à imprensa.
A nota só foi publicada as 18h30 de hoje e atualizada as 19:03.
A nota possui 6 itens que declaram ações tomadas após a fuga dos detentos.
Veja a nota, na íntegra.
NOTA À IMPRENSA
1. Determinou a ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a Mossoró, acompanhado de uma equipe de seis servidores, para a apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo.
2. Acionou a Direção-Geral da Polícia Federal para abertura de investigações e o deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos, ação que já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais.
3. Ordenou a mobilização das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colaborarem com os esforços de localização e prisão dos foragidos.
4. Instruiu a Polícia Federal (PF) para que efetuasse o registro dos nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol, bem como a sua inclusão no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que sejam procurados pela comunidade policial internacional;
5. Mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que realize o monitoramento das rodovias sob sua jurisdição e dê suporte à recaptura dos presos.
6. Mandou que fosse realizada uma imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.
LINK DA NOTA: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/nota-a-imprensa-81
ATUALIZAÇÃO: O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento imediato da atual direção da penitenciária federal de Mossoró. Lewandowski escalou um interventor para comandar a unidade.
– Atualizado as 21h30
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 – S215
Curitiba – PR