70% dos criadouros do mosquito da dengue estão em casas e quintais

70% dos criadouros do mosquito da dengue estão em casas e quintais

Por mais incrível que pareça, mosquito não pula carnaval. E os casos de dengue continuam crescendo em Curitiba, assim como em todo o Brasil.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba dos 194 focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, encontrados em Curitiba no mês de janeiro, 70% estavam em casas ou quintais.

O que justifica a grande fiscalização em casas e terrenos por toda a capital paranaense. O que tem sido feito pela equipe de saúde do município.

Ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.

Vida e reprodução do inseto transmissor

De forma simplificada a fêmea do mosquito transmissor da dengue busca por água parada ou calma, suficientemente limpa, para colocar seus ovos. Estes evoluem para larvas, pupa e depois para o inseto na forma adulta (com asas), que abandona a água e sai em busca de alimento (sangue ou vegetal).

Se o inseto adulto for fêmea ela vai buscar se alimentar de sangue, por isso dizemos que é hematófaga. Se a forma adulta for macho, ele vai se alimentar principalmente de frutas.

Por isso dizemos que somente a fêmea transmite a dengue.

É importante ainda lembrar que quando a fêmea coloca ovos, estes não estão contaminados. E portanto o inseto sempre nasce sem o vírus da dengue. 

Tudo isso vale para os vírus da zika e chikungunya, que são transmitidos por este inseto.

Como o inseto transmite a dengue

Para transmitir a dengue a fêmea do Aedes aegypti tem que picar uma pessoa que está com o vírus da dengue. Assim ao sugar o sangue da pessoa, para se alimentar, ela adquire o vírus e o transmitirá a outra pessoa saudável, quando picar esta outra pessoa.

Forma de combater o Aedes aegypti

Uma das formas mais conhecidas e práticas de combater este inseto transmissor da dengue, é impedindo que ele se reproduza. Para isso, eliminar água parada em pequenos e grandes reservatórios é desejável.

O que ninguém te conta

Este mosquito não nasceu na cidade. Ele é encontrado normalmente na natureza e lá não tem pneus com água parada, vasos e outros lixos ou utensílios comuns ao ser humano.  Para se reproduzir na natureza, eventualmente ele usa poças de água de chuvas, mas também e de forma mais frequente, ele se reproduz em pequenas quantidades de água que ficam retidas em reservatórios naturais, como entre as folhas de diversos tipos de vegetais.

Cuidados com as estatísticas

É claro que ao divulgar que 70% dos focos reprodutivos estão em casas e quintais, já que esta é aproximadamente o que representa o total do território urbano habitado, isto conduz ao raciocínio que casas e quintais são o problema. Mas existem outros lugares que os governantes federais, estaduais e municipais não te falam. Praças, chafarizes e até mesmo em água acumulada em árvores e em algumas plantas comuns às cidades, são também repositórios para que este mosquito se multiplique.

E aqui vem mais um conhecimento importante.  O Aedes aegypti tem uma capacidade de voo muito curta. Podendo cobrir uma área de aproximadamente 100m a partir do ponto onde é criado. É claro que com o passar do tempo, ele expande sua área ao colocar ovos distantes do ponto de origem, gerando uma nova leva que cobrirá outra área.

Assim como o governo combate (de forma correta) os mosquitos através de fiscalização nas casas e quintais, deve também prestar conta de como fiscaliza os logradouros públicos, os edifícios e propriedades públicas e outros pontos de possível procriação e mostrar estas estatísticas a população.

Da forma como se divulga hoje, a impressão é que a população é a única culpada pela pandemia de dengue no Brasil, por ser desleixada com o cuidado de sua casa e quintal. 

Contato

70% dos criadouros do mosquito da dengue estão em casas e quintais Read More »

A maior festa carnavalesca do interior do Paraná

O maior festa carnavalesca do interior do Paraná

Anunciado pela Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio como “a  maior festa carnavalesca do interior do Paraná,” o público não decepcionou com a presença e a alegria neste final de semana.

São cinco dias de festa,  que tem atraído pessoas de várias cidades do Norte do Paraná, e que vem se consolidando realmente como o maior carnaval do interior do Paraná.

Apostando em blocos carnavalescos, bandas, trio elétrico e na presença do público, o grande combustível é a presença de foliões. E não acabou, amanhã (13) tem o Bonde do Tigrão para levantar os foliões e garantir que a festa seja inesquecível.

Cornélio Procópio tem o melhor carnaval do interior do Paraná.

Contato

A maior festa carnavalesca do interior do Paraná Read More »

Adriane Galisteu tatuada, rouba a cena

Adriane Galisteu tatuada, rouba a cena

Foi triunfal a chegada de Adriane Galisteu no Baile do Copa, o tradicional baile de carnaval do Copacabana Palace, que reuniu famosos, celebridades e alta sociedade.

Adriane estava tatuada por todo o corpo e vestida para mostrar isso. Confiante, exuberante, feliz e admirada por todos a apresentadora, atriz e ex-modelo, mostrou o poder da mulher 5.0

Com todo o corpo tatuado, Adriane Galisteu triunfou no Copa.

Contato

Adriane Galisteu tatuada, rouba a cena Read More »

Setor de serviços do Paraná cresceu 11% em 2023

Setor de serviços do Paraná cresceu 11% em 2023

Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9) apontam que o setor de serviços do Paraná cresceu 11,2% em 2023. 

Esta foi a segunda maior alta proporcional entre os estados brasileiros no último ano, atrás apenas do Mato Grosso, que registrou uma variação positiva de 16,4%, além de ter ficado quase 10 pontos percentuais acima da média nacional, cujo índice variou 2,3% para cima no mesmo período.

Setor de serviços tem o segundo melhor resultado do Brasil, no Paraná.

Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram alta no Paraná. O maior crescimento proporcional nos 12 meses de 2023 foi dos serviços profissionais, administrativos, que ficaram 16,1% acima dos índices de 2022. Depois, estão os transportes e correio, com alta de 12,6% e outros serviços (7,3%), serviços prestados às famílias (4,8%) e serviços de informação e comunicação (4,8%).

O desempenho estadual também foi positivo quando a comparação é feita apenas entre os resultados de dezembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, com um crescimento de 8,8%. Neste quesito, novamente, houve alta em todos os recortes analisados: serviços profissionais, administrativos (10,7%), transportes e correio (9,1%), serviços de informação e comunicação (7,3%), outros serviços (6,6%) e serviços prestados às famílias (0,1%).

Esta é a 12ª divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, além de alterações metodológicas, com o objetivo de retratar as mudanças econômicas da sociedade.

Outro indicador positivo do Paraná em 2023 foi o crescimento de 10% das atividades turísticas no acumulado do ano, marcando o terceiro ano seguido de altas após o período mais crítico da pandemia, que prejudicou fortemente o setor. O indicador, que é análise de forma separada aos demais serviços pelo IBGE, também superou a média nacional, que foi de 6,9% no mesmo período.

Entre os estados, o desempenho do turismo paranaense ficou em quarto lugar, atrás apenas de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5%) e Bahia (11,4%), estados com maior tradição no segmento.

Com investimentos fortes do Governo do Estado para a atração de novos turistas nacionais e internacionais, as empresas do setor foram responsáveis pela criação de 6.728 empregos com carteira assinada em 2023. Somente os cruzeiros da MSC já geraram um fluxo de quase 22 mil pessoas no Litoral via navio, enquanto os aeroportos paranaenses receberam 603 mil turistas estrangeiros

Contato

Setor de serviços do Paraná cresceu 11% em 2023 Read More »

Rolar para cima
mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page