G24h Se existem interpretações errôneas sobre o que é marketing, como ele poderia ser definido, especialmente para a classe médica?
NMJ Existem diversas definições para marketing ou melhor ainda, muitas formas de defini-lo. Não tão popular, mas sem dúvidas muito útil é a definição da American Marketing Association: “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes”.
Esta é uma definição muito próxima da forma como o marketing médico lida com as necessidades do profissional ou instituição de saúde, sem ferir o código de ética. É preciso que as ações de marketing busquem o reconhecimento do profissional junto ao mercado e que oriente clientes/pacientes que necessitam de profissionais de excelência, no caminho que levam a estes profissionais.
G24h O Código de Ética Médica proíbe o uso do marketing?
NMJ Basicamente o único marketing que encontra liberdade dentro do Código de Ética Médica e das resoluções do CFM (Conselho Federal de Medicina) é o marketing baseado em informações. Embora não exista qualquer referência a marketing em documentação do CFM, fica claro que informar ao paciente e a comunidade é desejável. E estas informações ainda devem estar em conformidade com alguns princípios, como por exemplo os Artigo XXIII do Capítulo I e de todos os artigos descritos no Capítulo XXIII que trata especificamente da Publicidade Médica.
G24h Mas o marketing não é para aumentar o número de pacientes e o número de atendimentos em um consultório ou clínica?
NMJ É comum encontrarmos, principalmente nas rede sociais, anúncios de marketing para médicos prometendo triplicar o número de agendamentos, manter a agenda do médico cheia por um ano e outras afirmativas estapafúrdias. Em primeiro lugar é preciso entender que isso não é marketing. Em segundo lugar, digo isso aos médicos, que se ainda assim desejarem contratar estas empresas, atrele ao contrato de prestação de serviços o anúncio e a obrigação de cumprir em prazo determinado o que se promete no anúncio, sob pena de devolução de valores e multa.
É claro que uma boa estratégia de marketing vai direcionar um número maior de clientes/pacientes ao consultório, clínica ou hospital. É claro que o ticket médio deverá subir, pelo reconhecimento dos serviços e do profissional. Afinal em um ambiente competitivo o que se busca é sempre o sucesso que neste caso implica em um número maior e qualificado de atendimentos.