Estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena

Estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena

Curitiba fechou contrato com o BNDS para elaboração de estudo para concessão e instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolita de Curitiba (RMC).

A perspectiva de investimento na obra será de R$ 2,5 bilhões com dois anos de execução após o lançamento oficial da concessão, prevista para julho de 2025.

Mas como já vimos em caso de outros estudos de transporte sobre trilhos, como o famoso metrô de Curitiba para a copa do mundo, prazos e estudos ocorrem. Esperamos poder noticiar a inauguração.

Caso aprovado o projeto de concessão, serão 22,8 km de percurso de VLT em operação entre os dois municípios para atender uma capacidade diária de até 160 mil passageiros do transporte metropolitano

Esta imagem ilustrativa é do VLT Carioca, em circulação no Rio de Janeiro desde junho de 2016.

O VLT também é chamado de bonde contemporâneo e algumas de suas vantagens são: maior capacidade de transporte de passageiros, o não uso de combustíveis fósseis e ser mais silencioso.

Além disso ele pode embarcar tecnologias de pagamento e comunicação como canais de TV, acesso a internet e outras.

O projeto prevê um  trajeto que deve contemplar 27 paradas, sendo quatro em terminais de integração: Hauer, Carmo, Boqueirão e Terminal Central (São José dos Pinhais). Os terminais deverão receber reformas também, segundo a proposta. O percurso passará ainda por 23 estações de embarque e desembarque entre as duas cidades.

A maior parte do trajeto será em superfície. Apenas o trecho entre o Terminal Central e o Aeroporto Afonso Pena (3,2 km) poderá ser elevada. Há também possibilidade da implantação do transporte em parte subterrânea no Centro Cívico, em virtude do nível de tráfego da região e também quanto ao impacto causado à paisagem urbana.

Nesta primeira etapa, o recurso de R$ 12,5 milhões disponibilizado para contratação e constituição do estudo de viabilidade técnica e econômica será totalmente absorvido para o futuro possível concessionário da nova linha de transporte, sem custos aos municípios (Curitiba e São José dos Pinhais) ou para o Governo do Estado.

A proposta de implantação da linha de VLT Centro Cívico / Aeroporto Afonso Pena faz parte ainda do Programa de Mobilidade Sustentável do sistema de transporte público de Curitiba e Região Metropolitana.

Estrutura exclusiva
A nova linha VLT deve utilizar a estrutura das canaletas exclusivas com 10,6 km de extensão na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes no centro Curitiba e o Terminal Boqueirão, onde opera atualmente um eixo de BRT, que será descontinuado.

O projeto estabelece ainda uma ampliação do trajeto atual do BRT Boqueirão, ao norte, entre a Praça Carlos Gomes e o Centro Cívico, e ao sul, do Terminal Boqueirão até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, passando pelo Terminal Central do município de São José dos Pinhais. Com estes prolongamentos a linha deverá ter 19,6 km de extensão.

Outra parte do trajeto será em superfície ou mesmo elevada, no trecho entre o Terminal Central e o Aeroporto Afonso Pena (3,2 km). O projeto deverá abrigar ainda ações complementares ao proporcionar a integração da nova linha com outros modos de deslocamento por meio de serviços auxiliares de mobilidade.

Também deve implementar uma requalificação urbana ao longo do trajeto ao incluir espaços de convivência, novas calçadas, estruturas cicloviárias, entre outros benefícios.

Contato

Estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena Read More »

ABIN é acusada de espionagem de autoridades

ABIN é acusada de espionagem de autoridades

As investigações da Polícia Federal (PF) envolvendo o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) revelam que a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi usada para monitorar a promotora responsável pela investigação do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, além de outras autoridades.

Os crimes teriam ocorrido no durante o governo de Jair Bolsonaro, quando Ramagem foi diretor da Abin. Marielle foi morta em março de 2018.

Agencia Brasileira de Inteligência – ABIN.

Mais cedo, a PF realizou buscas e apreensões contra Ramagem e outros investigados. Agentes estiveram no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados e nas residências dele em Brasília e no Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações na Corte.

De acordo com a decisão de Moraes que embasou as buscas, Ramagem, policiais e delegados da PF que estavam cedidos para a Abin, além de servidores do órgão, teriam participado de uma organização criminosa para monitorar ilegalmente autoridades públicas. O caso é conhecido como “Abin paralela”.

O monitoramento ilegal ocorria, segundo as investigações, por meio do uso do programa espião First Mile. Produzido por uma empresa israelense de defesa cibernética, o equipamento permite monitorar os passos dos alvos escolhidos por meio da localização do celular. O software foi comprado no governo Michel Temer.

Segundo os investigadores, foram monitorados a promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro Simone Sibilio, que atuou na investigação inicial do caso Marielle, o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e Camilo Santana, que era governador do Ceará e é o atual ministro da Educação.

“Em outra oportunidade, novamente, ficou patente a instrumentalização da Abin, para monitoramento da promotora de Justiça do Rio de Janeiro e coordenadora da força-tarefa sobre os homicídios qualificados perpetrados em desfavor da vereadora Marielle Franco e do motorista que a acompanhava, Anderson Gomes”, diz o relatório de investigação.

Ministros do STF
O grupo também teria atuado para difundir informações falsas e vincular os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes a uma facção criminosa. As suspeitas estão em um arquivo eletrônico apreendido na primeira fase da operação, realizada no ano passado.

“O arquivo ‘prévia Nmni.docx’ mostra a distorção, para fins políticos, da providência, indicando a pretensão última de relacionar a advogada Nicole Fabre e os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC, alimentando a difusão de fake news contra os magistrados da Suprema Corte”, complementa o relatório.

Interferência
As investigações também indicam que a Abin teria sido usada para interferir em investigações envolvendo os filhos de Bolsonaro, Jair Renan e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ramagem e os outros acusados também teriam atuado para abafar as investigações internas sobre o uso ilegal do órgão.

“A alta gestão interferiu nas apurações disciplinares para que não fosse divulgada a instrumentalização da Abin”, completou o relatório.

Defesa
Pelas redes sociais, Bolsonaro não fez comentários relacionados à operação, mas publicou um vídeo antigo no qual Ramagem informa que o programa espião foi comprado na gestão do presidente Michel Temer.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, classificou a operação de “perseguição” a Bolsonaro.

Em nota, o senador Flávio Bolsonaro negou ter sido favorecido de alguma forma pela Abin. “Isso é um completo absurdo e mais uma tentativa de criar falsas narrativas para atacar o sobrenome Bolsonaro”, afirmou.

Alexandre Ramagem ainda não se manifestou sobre a operação.

Contato

ABIN é acusada de espionagem de autoridades Read More »

Beca Milano sai do SBT

Beca Milano sai do SBT

Muito querida do público a chef de sobremesas conhecida por seu trabalho como jurada em programas de TV como Bake Off Brasil: Mão na Massa e Júnior Bake Off Brasil, deixa o SBT após 7 anos trabalhando em diversos programas.

Mas Beca é muito mais do que a chef dos programas do SBT.  Nascida em 19 de janeiro de 1988 em Curitiba, esta capricorniana estudou farmácia e bioquímica antes da fama. Também foi chef de confeitaria no restaurante Manu, muito conhecido em Curitiba. 

Beca Milano deixa o SBT.

“Vou aproveitar este momento para focar em criação de conteúdo. Recém montamos uma produtora com os melhores equipamentos disponíveis no mercado para captação e edição em 4K. Iremos produzir um piloto que há tempos queríamos gravar e disponibilizar para todas as plataformas“, disse ela, que também terá novas edições do seu evento itinerante de confeitaria. 

Contato

Beca Milano sai do SBT Read More »

30 cidades do Paraná receberão vacinas contra a dengue

30 cidades do Paraná receberão vacinas contra a dengue

Após o Brasil receber as vacinas contra a dengue, os critérios adotados pelo Ministério da Saúde para iniciar a campanha teve como público-alvo  crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença. 

A vacinação deve iniciar no mês de fevereiro, conforme previsão do Ministério da Saúde. A Sesa aguarda informações sobre o quantitativo de doses e a data de entrega.  

QDengua é o nome da vacina contra a dengue.

Trinta municípios do Paraná vão receber o primeiro lote da vacina contra a dengue enviado pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (25) pela pasta federal. Serão 21 municípios da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu.

Inicialmente o público-alvo determinado é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, depois dos idosos, que ainda não têm indicação de vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Paraná, a estimativa deste primeiro público-alvo nestas regiões é de 86.836 pessoas.

“A vacina é muito bem-vinda e vai ajudar na redução do número de casos confirmados e mortes pela doença. Mas temos outras regiões, como Jacarezinho, Apucarana, Maringá e Paranavaí, que enfrentam grande epidemia de dengue. Programamos oficiar o Ministério para que faça avaliação dos casos no Paraná e amplie a distribuição de doses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As regiões priorizadas são aquelas com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da dengue e com predominância do sorotipo DENV-2.

Os municípios contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assai, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.

A vacinação deve iniciar no mês de fevereiro, conforme previsão do Ministério da Saúde. A Sesa aguarda informações técnicas sobre o quantitativo de doses e a data de entrega para distribuição aos municípios. O esquema é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Contato

30 cidades do Paraná receberão vacinas contra a dengue Read More »

Paraná: estradas bloqueadas, deslizamentos, prejuízo de milhões, porto isolado

Paraná: estradas bloqueadas, deslizamentos, prejuízo de milhões, porto isolado

O Paraná mostrou toda a fragilidade de sua malha viária nesta quarta-feira (25). Fila quilométrica de caminhões que não conseguiam chegar a um dos principais portos do país, o porto de Paranaguá. 

Cargas paradas nas estradas. Família que não conseguiram seguir viagem e quando se movimentaram, não sentiram segurança.

E claro, a culpa é da chuva.

BR 277 ficou completamente interditada após deslizamento de pedras na altura do km 39, entre Curitiba e o litoral do Paraná.

A BR 277 foi bloqueada totalmente as 3h de quinta-feira (25) e só foi liberada as 16h. Motivo: deslizamento de pedras.  Esta é a principal rodovia do estado para acesso ao litoral paranaense e especialmente para dar acesso ao porto de Paranaguá.

Por causa desta interdição calcula-se que cerca de 1200 caminhões não chegaram ao seu destino (a maior parte para o porto), dentro do prazo previsto, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística (Sintropar).

O Sindicato das Empresas de Cargas de Ponta Grossa (Sindiponta), calcula que o setor de transporte teve um prejuízo próximo de 7,2 milhões por dia, devido a interdição da BR277.

BR 376 que foi bloqueada de forma preventiva na noite de quarta-feira (24), só teve seu trânsito normalizado a partir das 6h30min. O trecho bloqueado impedia a passagem no sentido Paraná Santa Catarina.

A Estrada da Graciosa, outra opção para chegar ao litoral do Paraná teve seu acesso liberado, mas ela não permite o trânsito de veículos pesados. Portanto somente carros de passeio e motos circularam por lá, em um trânsito que ficou intenso.

Estas foram as rodovias que tomaram conta dos noticiários neste dia 24 de janeiro. Mas as interdições em diversas outras rodovias da malha viária paranaense sofreram interdições durante esta semana. Veja a relação.

  1. PR-170 – Bituruna: interdição parcial entre os kms 473 e 488 por rachaduras no asfalto
  2. PR-364 – São Mateus do Sul: interdição parcial no km 46 por queda de barreira
  3. PR-410 – Morretes: interditada parcialmente das 19h às 7h
  4. PR-510 – Balsa Nova-Lapa: interdição total por alagamento
  5. PR-836 – União da Vitória: interdição total no km 1 por causa de alagamento
  6. PRC-466 – União da Vitória: interditada totalmente no km 432 por deslizamento de barreira
  7. PR-151 – Jaguariaíva: interdição total por queda de barreira
  8. PR-540 – Guarapuava: interdição total entre os kms 0 a 6 por rachaduras na pista
  9. BR-476 – União da Vitória: interdição total no km 466 por alagamento

No momento todas as rodovias estão liberadas. Mas se chover, ventar muito ou outra força da natureza agir, elas poderão ser bloqueadas novamente.

Contato

Paraná: estradas bloqueadas, deslizamentos, prejuízo de milhões, porto isolado Read More »

Rolar para cima
mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page