Estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena
Estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena
Curitiba fechou contrato com o BNDS para elaboração de estudo para concessão e instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolita de Curitiba (RMC).
A perspectiva de investimento na obra será de R$ 2,5 bilhões com dois anos de execução após o lançamento oficial da concessão, prevista para julho de 2025.
Mas como já vimos em caso de outros estudos de transporte sobre trilhos, como o famoso metrô de Curitiba para a copa do mundo, prazos e estudos ocorrem. Esperamos poder noticiar a inauguração.
Caso aprovado o projeto de concessão, serão 22,8 km de percurso de VLT em operação entre os dois municípios para atender uma capacidade diária de até 160 mil passageiros do transporte metropolitano
Esta imagem ilustrativa é do VLT Carioca, em circulação no Rio de Janeiro desde junho de 2016.
O VLT também é chamado de bonde contemporâneo e algumas de suas vantagens são: maior capacidade de transporte de passageiros, o não uso de combustíveis fósseis e ser mais silencioso.
Além disso ele pode embarcar tecnologias de pagamento e comunicação como canais de TV, acesso a internet e outras.
O projeto prevê um trajeto que deve contemplar 27 paradas, sendo quatro em terminais de integração: Hauer, Carmo, Boqueirão e Terminal Central (São José dos Pinhais). Os terminais deverão receber reformas também, segundo a proposta. O percurso passará ainda por 23 estações de embarque e desembarque entre as duas cidades.
A maior parte do trajeto será em superfície. Apenas o trecho entre o Terminal Central e o Aeroporto Afonso Pena (3,2 km) poderá ser elevada. Há também possibilidade da implantação do transporte em parte subterrânea no Centro Cívico, em virtude do nível de tráfego da região e também quanto ao impacto causado à paisagem urbana.
Nesta primeira etapa, o recurso de R$ 12,5 milhões disponibilizado para contratação e constituição do estudo de viabilidade técnica e econômica será totalmente absorvido para o futuro possível concessionário da nova linha de transporte, sem custos aos municípios (Curitiba e São José dos Pinhais) ou para o Governo do Estado.
A proposta de implantação da linha de VLT Centro Cívico / Aeroporto Afonso Pena faz parte ainda do Programa de Mobilidade Sustentável do sistema de transporte público de Curitiba e Região Metropolitana.
Estrutura exclusiva
A nova linha VLT deve utilizar a estrutura das canaletas exclusivas com 10,6 km de extensão na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes no centro Curitiba e o Terminal Boqueirão, onde opera atualmente um eixo de BRT, que será descontinuado.
O projeto estabelece ainda uma ampliação do trajeto atual do BRT Boqueirão, ao norte, entre a Praça Carlos Gomes e o Centro Cívico, e ao sul, do Terminal Boqueirão até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, passando pelo Terminal Central do município de São José dos Pinhais. Com estes prolongamentos a linha deverá ter 19,6 km de extensão.
Outra parte do trajeto será em superfície ou mesmo elevada, no trecho entre o Terminal Central e o Aeroporto Afonso Pena (3,2 km). O projeto deverá abrigar ainda ações complementares ao proporcionar a integração da nova linha com outros modos de deslocamento por meio de serviços auxiliares de mobilidade.
Também deve implementar uma requalificação urbana ao longo do trajeto ao incluir espaços de convivência, novas calçadas, estruturas cicloviárias, entre outros benefícios.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 - S215
Curitiba - PR
Estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena Read More »